Gripen E-Foto/Divulgação- SAAB

A Saab completou o primeiro voo com sucesso da segunda aeronave de teste Gripen E, nesta segunda-feira.

A segunda aeronave de teste do modelo Gripen E, designada 39-9, decolou em seu primeiro voo às 09h50 do dia 26 de novembro de 2018. O voo de teste foi operado em Linköping, na Suécia, com o piloto de testes da Saab Robin Nordlander nos controles.

“Algumas pessoas acham que ser um piloto de testes é o trabalho mais excitante do mundo e deveria ser. Flying Gripen E significa quebrar sem esforço, mesmo em um voo inaugural como este. O vôo foi tão suave e 39-9 um verdadeiro prazer de pilotar. Estou ansioso para voltar a colocá-lo no ar e em breve colocar os novos sistemas em teste”, diz Robin Nordlander, Piloto Experimental de Testes da Saab.

Durante o voo de 33 minutos de duração, o piloto realizou várias ações para validar as características de voo e vários critérios de teste, como o software, o sistema de suporte de vida e o sistema de rádio.

“É muito gratificante ver a segunda aeronave Gripen E entrar no programa de testes de voo como planejado. Esta nova aeronave nos permite expandir as atividades experimentais à medida que testamos mais funcionalidades com sistemas a bordo, enquanto, com duas aeronaves voando agora, estamos aumentando o ritmo geral de testes. O programa continua a gerar bons progressos e gerar interesse, pois nossos clientes e outros estão ansiosos para ver e aprender mais sobre as capacidades que o Gripen E dará aos seus pilotos”, diz Jonas Hjelm, diretor da área de negócios da Saab Aeronáutica.

A próxima fase do programa de testes do Gripen 39-9 é o teste dos sistemas e sensores táticos.

Relembrem como foi o primeiro voo do Gripen E, que aconteceu em junho de 2017: