Sikorsky Raider X helicóptero de ataque Exército dos EUA
Chamado de Raider X, a aeronave concorre para se tornar o novo helicóptero de ataque e reconhecimento do Exército dos EUA. Foto: Sikorsky.

A Sikorsky, braço da Lockheed Martin, revelou duas imagens do protótipo Raider X, seu concorrente para o programa FARA (Future Attack Reconnaissance Aircraft) do Exército dos EUA. 

A nova aeronave está sendo construída na planta da Sikorsky em West Palm Beach, na Flórida. A Sikorsky diz que a fabricação do Raider X está 90% concluída e que já possui 98% das peças em mãos para finalizar o protótipo. 

Nas imagens divulgadas pela companhia em suas redes sociais, é possível ver o helicóptero Raider X armado com o que parece ser uma metralhadora rotativa GAU-19 calibre .50 BMG, ou um canhão M197 de 20mm modificado. A aeronave também está carregando quatro mísseis visualmente similares com o AGM-114 Hellfire, montados em asas/portas retráteis.

Foto: Sikorsky.

“Nossos procedimentos de teste de aceitação estão mais de 50% concluídos”, disse Jay Macklin, diretor de desenvolvimento de negócios da Sikorsky Army Programs and Innovations. 

Macklin também afirma que a Sikorsky está trabalhando ao lado do Exército no processo de construção do novo helicóptero. “Eles estão extremamente envolvidos em todos os aspectos disso e têm sido ótimos companheiros de equipe.” 

O Raider X é um conceito para um helicóptero rápido, ágil e com rotores coaxiais compostos. A aeronave tem como base o S-97 Raider. O novo helicóptero foi projetado para o programa FARA do Exército dos Estados Unidos, que visa encontrar um substituto para o OH-58D Kiowa, já aposentado.

Protótipo Raider X
Foto: Sikorsky.

O protótipo da Sikorsky vai disputar o contrato do Exército contra o Bell 360 Invictus, que também se encontra em avançado estágio de fabricação. Os dois modelos devem voar a partir de 2023. 

Por meio do programa FARA do Exército dos EUA, o Raider X é a plataforma de vanguarda na abordagem revolucionária da organização militar para o rápido desenvolvimento e entrega de tecnologia revolucionária e capacidades de combate, equipada para os ambientes mais exigentes e contestados.