Nacionalmente, é comemorado, em 22 de junho, o dia dos profissionais aeroviários todos aqueles que trabalham no serviço da aviação em solo, ou seja, serviços de check-in, no embarque e desembarque de bagagens, nas manutenções dos aviões, operações de equipamentos, controladores de tráfego aéreo, entre outras funções.

Ser Aeroviário é contribuir para o desenvolvimento do setor aéreo em todo o país. São 60 anos da regulamentação da profissão pelo decreto 1.232/62.

Neste dia o Sindamazon – Sindicato dos Aeroviários do Amazonas estará fazendo uma ação social voltada ao trabalhador da aviação, no saguão do aeroporto internacional Eduardo Gomes Manaus-Am.

Para te ajudar a entender sobre os vários segmentos de atuação dos aeroviários, nesta quarta-feira (22) – data que se celebra a importância desse profissional – separamos algumas de suas atividades que lembram seu papel fundamental nos aeroportos: o aeroviário é responsável em atuar nas linhas aéreas, agregando variadas funções específicas, no intuito de ajudar o passageiro desde a hora no check-in (emissão da passagem) até a sua decolagem e chegada segura ao local pretendido. Esse profissional é responsável por fazer todas as atividades do aeroporto funcionarem.

Separar e encaminhar as bagagem que chegam ou que seguirão para locais específicos do avião também é tarefa do aeroviário, na função de operador ou agente de carga aérea. Seu trabalho consiste em executar cálculos de tarifas extras de bagagens, assim como conhecimento da documentação, da embalagem e do manuseio no despacho da carga aérea.

Essas atividades são executadas no atendimento ao cliente, nos terminais de linhas aéreas ou lojas de cargas, são os Aeroviários operadores de cargas aéreas. Responsável pelo funcionamento operacional dos aeroportos, realiza uma tarde de extrema importância.

Suas atribuições consistem em verificar o balanceamento das aeronaves, medindo a distribuição adequada de pesos das cargas, do correio, do material da companhia e das bagagens dos passageiros. Tudo no intuito de permitir que o voo atenda aos limites operacionais e trafegue com segurança.

Essas análises ocorrem de acordo com cada tipo de aeronave, através de cálculos e distribuição de peso nos porões dos aviões, esses são os Aeroviários agente Load Control.

O Sindamazon parabeniza todos os Aeroviários do país, pelo seu dia e a grande contribuição na melhoria do país.

 

 

Por Williney Conegundes de Almeida – Presidente Sindamazon