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Sindicato de Pilotos da Southwest faz alerta sobre fadiga em jornada exaustiva de viagens

Southwest Boeing 737 MAX

Em uma carta aberta para a diretoria da Southwest, o Sindicato dos pilotos da empresa faz um alerta sobre a fadiga de pilotos em suas jornadas de trabalho. 

Segundo o sindicato, os relatos sobre a fadiga de pilotos mais que dobraram em meio a retomada de voos da companhia neste inverno norte-americano. O aumento dos relatos subiram 600% nos últimos 12 meses em comparação a 2019.

Segundo o regulamento elaborado pela Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA), os pilotos tem o direito de no mínimo ter 10 horas de descanso com 8 horas de sono entre as jornadas de trabalho.

A Southwest disse inicialmente que não está presenciando nenhum aumento de jornada e consequentemente causando fadiga em seus pilotos, entretanto, o Sindicato apresentou relatórios que indicam o aumento ‘alarmante’ dos casos desde que a companhia retomou seus voos em horários estabelecidos antes da pandemia.

Ainda segundo o Sindicato, nenhuma ação foi tomada por parte da diretoria da Southwest sobre as condições de seus tripulantes. 

“A fadiga, tanto aguda quanto cumulativa, tornou-se a principal ameaça à segurança da Southwest Airlines. ” Nos últimos 12 meses, nossos pilotos apresentaram um número cada vez maior de relatórios mostrando erros que podem estar diretamente relacionados à fadiga.” Dizia uma parte do documento.

“Deficiências contínuas e deliberadas no gerenciamento de nossa rede e programação de pilotos destruíram nossa eficiência e agora até a segurança está se tornando insustentável”, completou.

Segundo o Simple Flying, a Southwest está enfrentando uma grande escassez de pilotos em seu quadro. Este é um dos pontos apresentados pelo Sindicato que negocia a contratação de novos pilotos para compor o quadro.

O Sindicato alegou ainda que há uma escala feita de forma errada, o que prejudica o descanso e descanso obrigatório da tripulação. A companhia aérea reconheceu que durante um período de operações fora do padrão em razão da pandemia, as jornadas foram extrapoladas.

“O aumento de março nas chamadas de fadiga dos pilotos é resultado do sistema funcionando conforme projetado, permitindo que a tripulação determine se está muito cansada para voar ”, disse a empresa em comunicado.

Existem sistemas que não nos permitem agendar a tripulação sem as 10 horas de descanso necessárias. Se houver casos em que os tripulantes não conseguiram obter oito horas de sono dentro dessa janela de 10 horas, analisaremos essas circunstâncias e responderemos.” reforçou a Southwest.

Sindicatos de outras empresas como a American e Delta também informaram que estão com relatórios sobre fadigas de pilotos.

 

 

Com informações da Simple Flying.

 

 

 

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