F-16D Fighting Falcon da RSAF. Foto: Hanson Seah/Ministério da Defesa de Singapura.

Um par de caças F-16 Fighting Falcon da Força Aérea da República de Singapura (RSAF) foram acionados por volta das 09h20, horário local, deste sábado (11) para interceptar uma aeronave mais tarde identificada como um helicóptero AW139 da Polícia da Malásia. A aeronave teria inadvertidamente adentrado o espaço aéreo singapurense.

Um F-16D da RSAF registrado enquanto partia para a interceptação. Foto via Mike Yeo @TheBaseLeg

Em um comunicado, o Ministério da Defesa de Singapura afirmou que os caças retornaram à base depois de garantir que a segurança não foi comprometida. Internautas afirmaram que o contato se tratava de um helicóptero Leonardo AW139 da Polícia Real da Malásia. 

Enquanto transportava o Diretor do Conselho Nacional de Segurança da Malásia em uma visita à Base Marítima de Abu Bakar, o helicóptero malaio acabou adentrando o espaço aéreo da Singapura, sobrevoando a ilha de Pulau Tekong, que as forças armadas de Singapura usam como local de treinamento. 

No Facebook, a Polícia da Malásia afirmou que estava ciente das mensagens sobre o incidente e que seu helicóptero voou próximo do espaço aéreo de Singapura durante deveres oficiais, mas também observou que não foi notificada pelas autoridades da aviação de Singapura de que o helicóptero havia entrado no espaço aéreo. 

DEIXE UMA RESPOSTA