Skyports SITA e-VTOL Mobilidade Aérea
Imagem: Divulgação

A SITA, provedora de TI para a indústria de transporte aéreo, e a Skyports, proprietária e operadora de infraestrutura para a indústria de Mobilidade Aérea Avançada (AAM – Advanced Air Mobility, em inglês), anunciam uma parceria para que a SITA forneça suas soluções digitais para que a Skyports implante em seus vertiportos, estações aéreas para aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOLs – electric Vertical Take-Off and Landing, em inglês).

A tecnologia da SITA será implementada, pela primeira vez, na área de testes do Skyports Cergy-Pontoise, vertiporto localizado em Paris. Com sua conclusão prevista para setembro deste ano, o local foi planejado para demonstrar como será a viagem completa do passageiro, desde a chegada ao terminal do vertiporto, até a partida da aeronave eVTOL.

A iniciativa tem o objetivo de destacar a facilidade com que os usuários podem navegar no ecossistema de Mobilidade Aérea Avançada.

A experiência em tecnologia aeroportuária da SITA será aplicada à emergente indústria de Mobilidade Aérea Avançada para construir sistemas biométricos sob medida e soluções para vertiportos alinhadas com a visão da Skyports para a experiência do passageiro.

Essa tecnologia que está sendo desenvolvida por meio da parceria será um componente fundamental da futura jornada dos usuários por esses locais, além de demonstrar, em primeira mão, como os clientes irão interagir com o ecossistema.

Autonomia, facilidade e conveniência para os passageiros são as chaves para o sucesso desse setor e para a ampla adoção da Mobilidade Aérea Avançada.

Com a integração da solução biométrica Smart Path, da SITA, passageiros de aeronaves eVTOL da Skyports terão uma experiência única e repleta de tecnologia em todas as etapas de sua viagem.

Os passageiros poderão consultar e reservar voos em aeronaves eVTOL por meio de um aplicativo com capacidade biométrica desenvolvido pela SITA. Na chegada aos vertiportos da Skyports, os dispositivos de reconhecimento facial (face pods) da SITA serão usados para identificar e verificar os viajantes.

“A Mobilidade Aérea Avançada apresentou uma oportunidade de reimaginar toda a experiência de viagem, desde os veículos que usamos e as fontes de energia que contamos, até o caminho percorrido da reserva ao check-in dos passageiros nos voos. Estamos em parceria com a SITA para avançar a esta próxima etapa, que é crucial para o planejamento e desenvolvimento deste setor – estabelecendo tal experiência para os usuários finais.”

“Tudo o que fazemos na Skyports é sustentado pela crença de que existe uma maneira mais rápida, inteligente e simplificada de viajar. Nosso trabalho com a SITA demonstrará como isso se traduz na jornada do viajante”, comenta Duncan Walker, CEO da Skyports.

As aeronaves destinadas à Mobilidade Aérea Avançada serão uma alternativa econômica e mais rápida às tradicionais conexões dos transportes ferroviário ou terrestre. Walker acrescenta: “No entanto, para fazer isso funcionar, é necessário que haja um benefício comprovado para o usuário final. Por isso, a experiência do passageiro é fundamental para o nosso sucesso.”

Grande parte do empenho para agilizar a jornada do passageiro ocorre nos bastidores. A SITA fornecerá uma solução de agendamento automatizado para dar suporte às operações aeroportuárias da Skyports.

Com isso, uma vez que um usuário solicita a reserva, um slot de voo será automaticamente garantido na partida e no destino, assegurando que a aeronave esteja operacionalmente pronta e esperando quando a pessoa chegar. Além disso, todos os recursos necessários para o voo estarão em ordem para que a partida ocorra no horário.

“Com a Skyports, temos potencial para usar as tecnologias aeroportuárias existentes para redesenhar por completo a jornada do passageiro com um processo otimizado, usando apenas seu celular ou biometria facial para completar as várias etapas da jornada. Juntos, também trabalharemos com os aeroportos atuais para, no futuro, prover soluções de Mobilidade Aérea Avançada”, comenta Sergio Colella, presidente da SITA para a Europa.

Nos próximos meses, a Skyports dará início aos testes de experiência do passageiro em suas instalações no vertiporto de Cergy-Pontoise, primeiro local de teste operacional da Europa para Mobilidade Aérea Avançada, que está sendo desenvolvido em parceria com o Groupe ADP.

Durante esse processo, a implementação da tecnologia inovadora da SITA será um dos focos de testagem.

 

 

Com informações da SITA