Solenidade marca posse de Diretores na ANAC, em Brasília

Nesta segunda-feira, 23 de novembro, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizou solenidade para a posse de Juliano Alcântara Noman, que assumiu o cargo de Diretor-Presidente, de Ricardo Bisinotto Catanant e de Rogério Benevides Carvalho, que tomaram posse como Diretores da Agência.

A cerimônia, que foi transmitida ao vivo pelo Canal Oficial da ANAC no YouTube, contou com a presença do Ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, dos Diretores Substitutos, Tiago Pereira e Rafael Botelho, além de outras autoridades do setor aéreo e governamental brasileiro.

Após a leitura do Termo de Posse, os Diretores recém-empossados foram convidados a se manifestar. Com mais de trinta anos na aviação, Rogério Benevides – que acompanhou a solenidade por videoconferência – atuou no antigo Departamento de Aviação Civil (DAC), no Instituto de Aviação Civil (IAC), no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA/COMAER), em instituições privadas e na própria ANAC.

Em seu discurso, o Diretor Rogério Benevides reconheceu a peculiaridade do momento atual enfrentado por todo o mundo, destacando seus impactos na aviação, mas se mostrou confiante quanto ao alto nível dos profissionais do setor. 

“A gente tem visto que, apesar de todas as dificuldades, hoje nós temos um grupo que tem trabalhado para trabalhar, para superar, para colocar a aviação em um outro patamar que é distinto daquele que nós tivemos quando começamos”. E complementou: “Um grupo que, com certeza, irá virar a página dessa pandemia com uma aviação muito mais forte”.

O mandato de Rogério Benevides Carvalho tem duração até 7 de agosto de 2024

Servidor do quadro efetivo da ANAC, Ricardo Bisinotto Catanant atuou como Superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos e de Regulação Econômica e de Acompanhamento de Mercado, além de Diretor Substituto.


“Tive a sorte e a oportunidade de ingressar nos quadros da Agência desde sua instalação e posso dizer que foi uma Agência forjada em desafios muito grandes”, comentou.

Destacou também o período enfrentado atualmente pelo setor aéreo. Segundo o Diretor, a maior crise pela qual o setor já passou: “E isso traz um senso de responsabilidade muito grande”, refletiu.

Finalizou seu discurso ressaltando a qualidade técnica e competência da equipe da Agência: “Teremos cinco anos muito intensos e de um trabalho muito profícuo e eu fico muito feliz de estar ombreado de pessoas tão bem qualificadas”.

O mandato de Ricardo Bisinotto Catanant tem duração até 19 de março de 2025.

Assumindo o cargo de Diretor-Presidente da ANAC, Juliano Alcântara Noman também é servidor do quadro efetivo da Agência e já atuou na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República e como Superintendente de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado.

Com mandato para Diretor iniciado em 2016, Juliano Noman aproveitou o espaço para comentar sua trajetória como Diretor na Agência: “Foram, de fato, cinco anos muito produtivos e de muito aprendizado”.

Assumindo o posto de Diretor-Presidente da ANAC, Noman deixou clara também sua admiração pelo corpo da Agência: “Poder ser o Presidente, dirigir e ser parte desses servidores que tanto se dedicam, que tanto se empenham, que tanto fazem todos os dias, para mim é um grande orgulho”, concluiu.

Para encerrar a solenidade, o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, ressaltou o papel de destaque desempenhado pela ANAC no enfrentamento aos impactos da pandemia de Covid-19 no setor: “A Agência, em parceria com a Secretaria de Aviação Civil, conseguiu dar respostas rápidas. Ela percebeu a urgência da situação e, uma das primeira medidas foi a Medida Provisória 925, que tratava justamente da questão de caixa das companhias aéreas e dos aeroportos”.

O Ministro comentou também sobre o papel estratégico da ANAC no processo de simplificação e desburocratização do setor no âmbito do Programa Voo Simples.

Finalizou seu discurso ressaltando a importância de ver servidores reconhecidos por seu trabalho e ocupando o posto de lideranças máximas da instituição: “A gente está mostrando o seguinte: vale a pena apostar na meritocracia e eu tenho certeza que essa Diretoria vai responder muito bem. E vai responder muito bem porque ela vai trabalhar com os excelentes quadros da Agência”, concluiu.

 

Via – ANAC

DEIXE UMA RESPOSTA