Advertisement

South African Airways recebe aporte estatal, e continua com plano de recuperação

F-16 Polônia

Os profissionais responsáveis pelo plano de reestruturação da South African Airways, apoiados pelo Departamento de Empresas Públicas (DPE) e pelo Tesouro Nacional (NT) da África do Sul, conseguiram obter o montante, para processo de aporte financeiro inicial da SAA (PCF), necessário para atender os requisitos de liquidez de curto prazo da companhia aérea para o período, até a publicação e adoção do plano de reestruturação (business rescue).

Este plano é exigido nos termos da Seção 150 da Lei das Empresas da África do Sul e é de responsabilidade dos profissionais (practitioners) designados para a restruturação.

O avanço na obtenção dos fundos vem como parte do processo de reestruturação, iniciado em 5 de dezembro de 2019, tendo como parceiros bancos comerciais locais que forneceram o PCF inicial de R2 bilhões, em soma das obrigações existentes.

As discussões realizadas com as instituições financeiras foram frutíferas tendo o Banco de
Desenvolvimento da África Austral oferecido a próxima parcela do PCF, no valor total de R3,5 bilhões, com uma retirada imediata de R2 bilhões. Além disso, o financiamento para a fase de reestruturação após a adoção do plano está sendo considerado pelos potenciais financiadores.

A reestruturação da SAA proporcionará uma oportunidade para o desenvolvimento de uma
companhia aérea sustentável, competitiva e eficiente, mantendo o objetivo do governo de ter um parceiro estratégico no negócio, resultando na preservação de empregos sempre que possível.

A SAA é um ativo estratégico essencial que precisa ser posicionado para fornecer conectividade confiável aos mercados da África do Sul, do continente africano e também para atender rotas internacionais especificas.

As partes interessadas na companhia aérea agora devem ter o conforto de que o processo de reestruturação segue em uma base significativamente mais sólida e que os passageiros, as agências de viagens e as companhias aéreas parceiras podem continuar a efetuar suas reservas na SAA com confiança.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Companhias Aéreas, Notícias

Tags: crise, financeiro, SAA, South African Airways