Protótipo da nave SN8- Foto: SpaceX

Devido a um aborto automático do motor Raptor em T-1 segundo, a equipe SpaceX adiou a tentativa de teste de voo suborbital em alta altitude da nave número de série 8 (SN8). A tentativa aconteceria ontem, terça-feira (09/12), no site em Cameron County, Texas.

Outras oportunidades de teste podem acontecer na quarta-feira, 9 de dezembro e quinta-feira, 10 de dezembro. O cronograma é dinâmico e deve mudar, como é o caso de todos os testes de desenvolvimento. Fique ligado para mais informações sobre a próxima data e hora de teste alvo.

Este voo suborbital é projetado para testar uma série de objetivos, desde o desempenho dos três motores Raptor do veículo até as capacidades gerais de entrada aerodinâmica do veículo (incluindo os flaps do corpo) e como o veículo gerencia a transição do propelente. SN8 também tentará realizar uma manobra de pouso flip, o que seria a primeira para um veículo deste tamanho.

Com um teste como este, o sucesso não é medido pela conclusão de objetivos específicos, mas pelo quanto podemos aprender, o que informará e aumentará a probabilidade de sucesso no futuro conforme a SpaceX avança rapidamente no desenvolvimento da nave estelar.

Só no ano passado, a SpaceX completou dois testes de voo em baixa altitude com Starship SN5 e SN6 e acumulou mais de 16.000 segundos de tempo de execução durante 330 partidas de motores em solo, incluindo vários incêndios estáticos de Starship e quatro testes de voo do methalox reutilizável full-flow encenado motor de combustão Raptor. Além disso, com a aceleração da produção e o aumento da fidelidade, a SpaceX construiu 10 protótipos de nave estelar. SN9 está quase pronto para passar para o pad, que agora tem dois suportes ativos para testes de desenvolvimento rápido.

O teste de voo do SN8 é uma próxima etapa emocionante no desenvolvimento de um sistema de transporte totalmente reutilizável, capaz de transportar tripulação e carga para a órbita da Terra, a Lua, Marte e além. À medida que nos aventuramos em novos territórios, continuamos a agradecer todo o apoio e incentivo que recebemos.

 

Fonte: SpaceX


DEIXE UMA RESPOSTA