SpaceX coloca de prontidão mais um protótipo do Starship

SpaceX Starship SN9
Foto: RGVAerialPhotography/Twitter

A SpaceX já encaminhou o novo SN9 para a plataforma de lançamento, e mesmo neste final de ano, está disponibilizando seu mais novo foguete para testes do projeto Starship.

A utilização do SN9 ocorre depois que a SpaceX realizou um histórico voo com o protótipo SN8, que infelizmente explodiu no momento do pouso, algo já esperado nos testes pelo engenheiro.

O protótipo SN9 deverá entrar em testes em janeiro deste ano, após a SpaceX concluir a limpeza e remontagem dos pontos de lançamento e pouso em Boca Raton.

O protótipo quase foi descartado depois de um acidente no início deste mês. Na manhã do dia 11 de dezembro, enquanto o SN9 aguardava o lançamento no prédio de armazenamento “High Bay”, perto da plataforma de lançamento, um problema desconhecido fez com que a bancada do foguete desmoronasse parcialmente e inclinasse o foguete em cerca de cinco graus antes de colidir com uma parede ao lado.

Graças ao ângulo e direção em que caiu o SN9, o foguete sofreu apenas pequenos danos no exterior, que foram consertados nos dias seguintes.

Espera-se que o SN9 repita a mesma sequência de testes do SN8, com um voo de alta altitude em linha reta e uma tentativa bem-sucedida de pouso, se possível.

Seus dados de voo também determinarão em quanto tempo os protótipos futuros atingirão a próxima meta, de atingir uma altitude de 20 quilômetros.


 

DEIXE UMA RESPOSTA