Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

SpaceX Inspiration 4
Foto: SpaceX/Divulgação

A SpaceX finalizou neste final de semana sua primeira missão turística ao espaço. Levando 4 pessoas em uma cápsula Dragon Crew, a missão My Inspiration4 ficou três dias em órbita da Terra, acumulando mais um recorde.

Apesar de não ter astronautas oficiais, a missão Inspiration4 foi comandada por Jared Isaacman, fundador e CEO da Shift4 Payments além de um piloto e aventureiro talentoso.

Juntando-se a ele estão a médica oficial Hayley Arceneaux, médica assistente do St. Jude Children’s Research Hospital e sobrevivente de um câncer; O especialista da missão Chris Sembroski, um veterano da Força Aérea e engenheiro de dados aeroespaciais; e o piloto da missão Dr. Sian Proctor, geocientista, empresário e piloto treinado.

Esta também foi a primeira missão da SpaceX sem um astronauta da NASA a bordo, poucos meses após iniciar o transporte de humanos ao espaço. 

No sábado a cápsula Dragon, comandada a partir da Terra, iniciou uma série de manobras para reentrar na Terra, saindo em poucos minutos da sua órbita a 575 km da superfície para um pouso controlado no mar utilizando quatro paraquedas.

A aterrissagem foi realizada nas proximidades do litoral da Flórida. Todos os tripulantes foram resgatados em poucos minutos por uma equipe da SpaceX. A cápsula também foi resgatada para ser utilizada em futuras missões.

A tripulação do Inspiration4 não participou da pilotagem da espaçonave, que era controlada por equipes de solo da SpaceX e sistemas de orientação a bordo, embora Isaacman e Proctor sejam ambos pilotos licenciados e treinados pela SpaceX.

Apenas dois problemas surgiram durante a missão, um envolvendo o “banheiro” da aeronave e outro um sensor de temperatura do motor da cápsula, em nenhum dos casos os tripulantes atuaram para resolver.

 

 

Recorde de pessoas em órbita

Além de ser o primeiro voo turístico da SpaceX, que superou em muito os feitos da Virgin Galatic e Blue Origin, os 4 turistas em órbita também colaboraram para atingir o máximo de humanos na órbita da Terra.

Na sexta-feira (17) ao todo 14 pessoas estiveram em órbita durante alguns dias da última semana. Sete astronautas e cosmonautas estavam na Estação Espacial Internacional (ISS), três Taikonautas estavam na nova estação espacial chinesa Tiangong-3 e mais quatro turistas espaciais em órbita na cápsula Dragon Crew, da SpaceX.

O recorde registrado anteriormente era de 13 humanos simultaneamente em órbita, quando o Space Shuttle ainda convivia com a MIR em 1995, a antiga estação espacial construída no período da União Soviética e na época utilizada em parceria com outros países. O mesmo recorde foi repetido em 2009, já com a atual Estação Espacial.

 

Período de diversão no espaço

Com silêncio absoluto do espaço, em uma cápsula confortável mas de tamanho pequeno, os turistas recorreram ao contato com a Terra, mesmo em uma situação tão distante.

Os “astronautas” passaram grande parte de suas primeiras 48 horas no ar batendo papo sobre o espaço, incluindo telefonemas para familiares, amigos e apoiadores como Musk e a estrela de Hollywood, Tom Cruise.

Eles também apareceram por link de vídeo na Bolsa de Valores de Nova York na sexta-feira, para participar do toque do sino de fechamento de mercado. A aparição orbital de sexta-feira a bordo da cápsula Crew Dragon foi transmitida ao vivo no canal do YouTube da SpaceX.

Logicamente, Elon Musk tem a intenção de abrir o capital da empresa em breve, apesar de desviar do assunto.

A missão Inspiration4 é parte da ambiciosa meta de arrecadação de fundos de Jared Isaacman para dar esperança a todas as crianças com câncer e outras doenças fatais. Visite o St. Jude Children’s Research Hospital para saber como você pode ajudar a equipe do Inspiration4 a atingir sua meta de arrecadação de fundos de US$ 200 milhões.

 

DEIXE UMA RESPOSTA