SpaceX consegue primeiro pouso com sucesso do foguete Starship

por '@pedro

Starship SpaceX

A SpaceX conseguiu concluir com sucesso, utilizando o protótipo SN15, o primeiro pouso do Starship sem demais problemas, assim como um voo em linha reta em alta altitude.

O novo foguete da empresa de Elon Musk foi lançado no último dia 05 de maio em Boca China, no Texas, dentro de uma instalação da SpaceX. Durante o lançamento o SN15 atingiu uma altitude de 10 quilômetros e retornou normalmente até pousar suavemente na posição vertical.

Dois motores, de três, foram utilizados para pousar o Starship, que desta vez não explodiu alguns minutos depois de chegar ao solo. O único a conseguir pousar sem explodir durante o procedimento foi o SN10, mas este explodiu após alguns minutos em solo.

Confira todo o procedimento, que durou aproximadamente 13 minutos, no vídeo abaixo:

 

Foguete que enviará homens para a Lua

O foguete Starship da SpaceX foi selecionado pela NASA para participar do programa Artemis, que tem como foco enviar humanos novamente para a Lua.

Dentro do programa Artemis será o primeiro da NASA com foco em levar humanos até a Lua desde o programa Apollo, da década de 60/70. O foguete da SpaceX será o primeiro a levar humanos para a Lua após o Saturn V, de acordo com a empresa.

Ao mesmo tempo a NASA disse que continua o desenvolvimento do SLS, seu novo foguete que na realidade tem como base os propulsores utilizados no programa do Space Shuttle.

O foguete do Sistema de Lançamento Espacial (SLS) da NASA lançará quatro astronautas a bordo da espaçonave Orion para sua jornada de vários dias na órbita lunar. Lá, dois membros da tripulação serão transferidos para o sistema de pouso humano (HLS) da SpaceX para a etapa final de sua jornada à superfície da lua.

Ou seja, o foguete da SpaceX que será efetivamente utilizado para pousar na Lua.

Ilustração do projeto do módulo de pouso humano da SpaceX Starship que transportará os astronautas da NASA para a superfície da Lua durante a missão Artemis.

Após aproximadamente uma semana explorando a superfície, eles embarcarão no módulo de pouso para sua curta viagem de volta à órbita, de onde retornarão a Orion, da NASA, juntamente com outros astronautas, antes de retornar à Terra.

O esquema utilizando módulos de pouso e navegação é bem semelhante ao Programa Apollo, porém, agora há dois foguetes envolvidos em cada missão.

O contrato de desenvolvimento do Starship sob o programa Artemis tem um valor total de US$ 2,89 bilhões, e foi assinado recentemente entre a agência e a SpaceX.

 

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Espacial, Notícias

Tags: Espaço +, SN15, SpaceX, Starship, usaexport

Sair da versão mobile