Foto: SpaceX

A SpaceX realizou ontem (08/04) uma missão especial para transportar pela primeira vez turistas espaciais até a Estação Espacial Internacional (ISS).

Quatro astronautas foram transportados pela cápsula Dragon Crew e pelo Foguete Falcon 9, que foi lançado do Kennedy Space Center, na Flórida. A missão Ax-1 acoplou na Estação Espacial neste sábado (09), às 09h29 (horário de Brasília).

Foto: NASA TV

A missão Ax-1 foi organizada pela empresa Axiom Space, com sede em Houston. A empresa escolheu os astronautas López-Alegría, Larry Connor, Mark Pathy e Eytan Stibbe, para fazerem alguns experimentos na Estação Espacial. O custo total da viagem foi bancado pelos tripulantes, em um valor estimado de 220 milhões de dólares.

“Estamos felizes por estar aqui, mesmo estando um pouco atrasados”, disse o comandante da missão Ax-1, Michael López-Alegría, ex-astronauta da NASA e comandante da estação, após acoplar na ISS. “Ansioso para o próximo capítulo. Obrigado por todo o grande trabalho.”

Foto: NASA TV

A Axion Space já reservou vários outros voos tripulados para a ISS com a SpaceX, e pretende começar a lançar módulos para construir um laboratório em órbita no final de 2024.

Com os tripulantes adicionais, a ISS agora conta com 11 pessoas a bordo. A missão da Axion Space, no entanto, tem duração de apenas 8 dias, quando os quatro astronautas retornarão para a Terra.

Veja o lançamento no vídeo abaixo:

A Estação Espacial já recebeu turistas anteriormente, mas nunca pela SpaceX. Normalmente essas missões eram cumpridas por cápsulas Soyuz, da Roscosmos, e gerenciada totalmente pelos russos.

Já a SpaceX está focada neste tipo de missão e também nos contratos gordos da NASA. Em setembro de 2021 a empresa de Elon Musk realizou a Inspiration 4, a primeira levando astronautas que pagaram pelo voo, mas que somente orbitou a Terra por três dias, e retornou sem parar na ISS. Desta forma, a AX-1 foi a primeira missão privada para a Estação Espacial Internacional.