Na tarde desta segunda-feira (14/08), exatamente às 13:31 no horário de Brasília, a SpaceX lançou novamente o foguete Falcon 9 com destino à Estação Espacial Internacional (ISS), completando a 12ª missão da empresa levando carga através da cápsula Dragon.

O lançamento ocorreu após uma pausa no Kennedy Space Center, no Cabo Canaveral (Flórida), causada pela readequação das cartas de lançamento para os foguetes que saem por lá.

Visto que essa é uma missão que demanda pouco combustível, o foguete Falcon 9 subiu rapidamente para o espaço, minutos depois o primeiro estágio desacoplou do segundo estágio, que seguiu o caminho levando a cápsula Dragon para a ISS. Depois da tradicional manobra, o primeiro estágio então entrou em processo de pouso na plataforma terrestre do Kennedy Space Center.

Diferente da última missão para a ISS, a cápsula usada nesse lançamento de hoje é nova, visto que a SpaceX ainda está se adaptando em como recuperar rapidamente uma cápsula usada, enquanto isso a empresa demora meses para recuperar a estrutura da Dragon. 

A cápsula que está levando 2900 kg de carga chegará na Estação Espacial Internacional (ISS) dentro de dois dias, com previsão para acoplar às 06h30 do dia 16 de agosto (horário de Brasília), dentro da Dragon à alimentos para os astronautas, suprimentos e material científico, incluindo plantas e ratos. Curiosamente a NASA resolveu fazer uma gracinha e em pleno verão americano resolveu mandar sorvete para os astronautas.

Quando chegar na ISS um braço robótico será o responsável por conectar a Dragon com a Estação, a cápsula ficará um mês por lá e então voltará para a Terra com experimentos científicos.

 

Visita guiada

Foto – SpaceX/Divulgação

Através do Twitter a agência espacial americana selecionou 40 pessoas para um evento com duração total de dois dias, e que também incluiu assistir o lançamento do Falcon 9 no Cabo Canaveral, sendo que o foguete da SpaceX foi lançado da famosa plataforma 39A, responsável por levar os humanos até a Lua e pelas missões com o Space Shuttle.

Nos dois dias os participantes tiveram a oportunidade de visitar as instalações da agência no Kennedy Space Center e ver o foguete de perto, um dia antes do lançamento. As pessoas que participaram ainda tiraram dúvidas diretamente com os representantes da NASA e SpaceX. Apenas cidadãos norte-americanos tiveram permissão para realizar as inscrições.

Veja os melhores momentos desse lançamento no vídeo abaixo: