Estação espacial Internacional (ISS)- Foto: NASA

A SpaceX lançou nesta última quinta-feira (03/06) mais uma missão de carga rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). O foguete Falcon 9 foi lançado com uma cápsula Dragon Cargo às 14h29 a partir do PAD-39A do Kennedy Space Center, na Flórida.

O foguete utilizado pela SpaceX para esta missão (CRS-22) não foi utilizado anteriormente, e é totalmente novo de fábrica. O primeiro estágio pousou normalmente em um droneship no meio do Oceano Atlântico.

O acoplamento da cápsula Dragon Cargo com a Estação Espacial está previsto para ocorrer neste próximo sábado (05). A missão está transportando itens para pesquisas na estação, suprimentos para a sobrevivência dos astronautas e instrumentos diversos.

A NASA disse que nesta missão a ISS vai receber um novo conjunto de painéis solares, chamados de  Roll-out Solar Arrays (iROSA). Depois que a cápsula atracar no módulo Harmony da estação espacial, o braço Robótico Canadarm2 irá extrair os arranjos e os astronautas irão instalá-los durante as caminhadas espaciais planejadas para 16 e 20 de junho.

iROSA ISS Solar Array Ground Deployment from Deployable Space Systems on Vimeo.

Os novos painéis solares são compostos de seções compactas que se abrem como um longo tapete. A tecnologia aprimorada permitiu que o novo painel forneça uma quantidade maior de energia para a ISS, sem necessariamente aumentar o tamanho do mesmo.

Um outro experimento, também transportado nesta missão, vai pesquisar uma possível espécie mais resistente de algodão. A meta é diminuir a necessidade de água e agrotóxicos para produzir o algodão na Terra.

Cada missão de carga da SpaceX transporta aproximadamente 2500 kg para a Estação Espacial. O próximo lançamento da SpaceX será a missão SXM-8 no domingo, 6 de junho.

Veja como foi o lançamento no vídeo abaixo, o acoplamento será transmitido pela NASA em seu canal (3º vídeo):