Advertisement

SpaceX lança pela primeira vez um Falcon 9 Block 5 recuperado

SpaceX

Em maio de 2018 a SpaceX lançou pela primeira vez um foguete Falcon 9 Block 5, uma versão com melhorias nos materiais de construção, para aprimorar a capacidade de recuperação do foguete e também na potência, para realizar missões com maior carga a bordo sem restrições.

E nesta última terça o primeiro estágio deste mesmo Falcon 9 Block 5 foi reenviado pela primeira vez novamente rumo ao espaço, carregando o satélite geoestacionário Merah Putih, pertencente à Telkom, da Indonésia.

O lançamento foi realizado sem demais atrasos e às 01h18, no horário local, cerca de 32 minutos após sair da Terra o satélite já estava em sua órbita geoestacionária, a uma distância de quase 36 mil quilômetros.

Foto – SpaceX

O primeiro estágio não recebeu qualquer manutenção pesada, com anteriormente a SpaceX precisava fazer e que inviabilizava uma rápida recuperação do foguete. Os funcionários da empresa tiveram o trabalho de apenas juntar o primeiro estágio com o segundo, antes do lançamento.

O pouso ocorreu normalmente em na droneship, nome da embarcação autônoma que fica posicionada estrategicamente no oceano, com finalidade de receber o foguete durante o seu pouso.

O Falcon 9 Block 5 se destaca pelas modificações realizadas focando um rápido aproveitamento do foguete. As mudanças foram:

  • As pernas de pouso agora são retráteis, com possibilidade de voltarem a sua posição normal quando o primeiro estágio for resgatado em solo.
  • Partes do foguete tem acabamento em fibra de carbono e aço titânio, como forma de diminuir o número de peças com necessidade de recuperação após o pouso. Antes o fogo produzido por até três motores era capaz de chamuscar o aço envolta, necessitando de acabamento antes de um novo voo.
  • O Payload do foguete agora é maior, devido às atualizações no motor Merlin 1D+ (max thrust).
  • Possibilidade de reutilização do core central 48 horas depois do voo. O mesmo resiste a mais de 10 voos seguidos sem grandes alterações.
  • O Falcon 9 Block 5 é compatível com os PADs 39A e 40A do Kennedy Space Center, aumentando a versatilidade de uso para a SpaceX, que pode realizar dois lançamentos com espaço de horas entre eles.

Você pode ver uma lista completa das modificações e com fotos Clicando Aqui.

 

Transmissão ao vivo do lançamento:

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Aeroflap

Autor: Aeroflap

Categorias: Espacial, Notícias

Tags: Foguete, SpaceX