A SpaceX divulgou ontem que planeja enviar dois humanos para a Lua já no final de 2018, através da cápsula Dragon V2, que comporta astronautas e foi feita inicialmente para levar humanos até a Estação Espacial Internacional (ISS).

O novo foguete Falcon Heavy também participará do lançamento, que inaugura a primeira missão desse lançador para outro astro de nosso sistema solar, o foguete Falcon Heavy também será responsável por mandar humanos para Marte na missão tripulada da SpaceX, com o Sistema de Transporte Interplanetário (ITS).

Sistema de Transporte Interplanetário (ITS). Projeção – SpaceX/Divulgação

Os testes de aptidão física e análise de saúde começarão no final de 2017, afim de averiguar dados dos astronautas que se proporem a realizar uma missão de órbita na Lua. Enquanto isso a SpaceX espera fazer o primeiro lançamento do foguete Falcon Heavy ainda em 2017 para averiguar o funcionamento da transportador e certificá-lo para operações tripuladas já em 2018.

A última missão tripulada para a Lua foi durante o projeto Apollo da NASA, na Apollo 17, que utilizou o foguete Saturn V e duas espaçonaves para realizar a missão, um módulo lunar e outro um módulo de comando.

Elon Musk na apresentação da cápsula Dragon V2.

Musk revela que a missão durará cerca de uma semana e que a Dragon V2 irá apenas orbitar a Lua, sem previsão de pouso, apesar de cápsula V2 ser capaz de pousar com meios próprios. O voo também será marcado pela distância de cerca de 400 mil quilômetros para chegar na Lua, com detalhe para a mesma distância na volta do nosso satélite natural.

Enquanto isso a cápsula Dragon V2 ainda não fez seus testes para levar astronautas até a ISS, a primeira missão para a ISS está programada também para 2018. Esse é mais um ambicioso plano de Elon Musk para o uso de seu programa de transporte tripulado. A cápsula Dragon V2 tem uma grande ajuda da NASA, que financiou esse projeto e o da Boeing, chamado de Starliner.

Por enquanto a identidade dos astronautas que participarão não foi revelada, a espaçonave será controlada remotamente e, portanto, não será necessárias aptidões de pilotagem para os humanos que participarão desse voo. Essa missão também testará as capacidades da SpaceX de realizar missões até Marte com o ITS.

Falcon Heavy será capaz de transportar até 53 mil quilos para a ISS.

A missão será realizada a partir da histórica plataforma 39A no Kennedy Space Center, essa é a mesma plataforma do programa Apollo, que levou humanos para a Lua.

A cápsula Dragon V2 já se destaca por seu controle realizado por um enorme painel touchscreen, que também mostra informações do voo e permite o acesso de maneira limpar e organizada aos instrumentos de pilotagem. A cápsula também tem um grande espaço interno devido ao novo projeto com tecnologias de outras cápsulas, como a Apollo, por exemplo.

O foguete Falcon Heavy é uma adaptação da SpaceX para fazer um lançador pesado a partir das tecnologias desenvolvidas no Falcon 9, que já está em uso hoje pela empresa. Inclusive os boosters do foguete terão a capacidade de pousar em uma plataforma na Terra após o seu uso e serem reutilizados em outros voos

 

Vídeo – Apresentação da cápsula Dragon V2:

Vídeo – Animação cápsula Dragon V2: