Está programado para o dia 07 de janeiro de 2019 um voo da SpaceX com a cápsula Dragon Crew, responsável por levar astronautas no novo programa da NASA.

O voo no dia 07 será somente para testes sem a tripulação, o controle do espaçonave deverá ocorrer a partir da Terra por uma equipe de engenheiros da empresa, dados relativos à vida na cápsula serão coletados durante todo o voo, até o pouso no mar.

A espaçonave deve somente testar funções em órbita, além de medir dados durante a decolagem e reentrada, não está previsto um acoplamento na Estação Espacial Internacional. Atualmente a SpaceX depende do braço mecânico externo da ISS, mas com a Dragon Crew o acoplamento será independente de mecanismos externos.

Foto – SpaceX/Divulgação

Essa é uma exigência da NASA para certificar a espaçonave para o voo tripulado, após a aferição de todos os dados, e se nenhum defeito for encontrado, a empresa poderá lançar um foguete com astronautas a bordo em junho de 2019.

De qualquer modo a SpaceX está se colocando à frente da Boeing no novo Programa de Tripulação Comercial da NASA, a Boeing só deve realizar o mesmo teste em março de 2018, com a CST-100 Starliner, o primeiro voo com astronautas está programado só para agosto de 2019, mesmo mês em que a SpaceX deve realizar o primeiro voo com astronautas rumo à Estação Espacial Internacional.

O lançamento da cápsula Dragon Crew será realizado através de um foguete Falcon 9 Block 5, que se destaca por ser reutilizável e diminuir drasticamente o custo das missões.