A SpaceX realizou recentemente dois lançamentos com sucesso, com separação de apenas 4 dias entre eles.

O primeiro lançamento foi realizado na sexta-feira (30/03), na Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia, local favorável para inserir satélites em órbita polar. No total 10 satélites IRIDIUM NEXT foram inseridos em órbita, completando 50 satélites dessa constelação. Você pode conferir mais detalhes sobre essa tecnologia nova Clicando Aqui, ela serve para rastrear as aeronaves em todo globo terrestre.

Lançamento dos satélites IRIDIUM NEXT.

O segundo lançamento foi realizado ontem (02/04), de uma cápsula Dragon Cargo, rumo à Estação Espacial Internacional, onde leva cargas e suprimento para os astronautas, incluindo uma impressora que substituirá outra que funcionou por 17 anos e também um sistema da SpaceX, que será lançado a partir da ISS e com capacidade de limpar o “lixo espacial”.

Lançamento da cápsula Dragon.

Esse último lançamento foi realizado no Kennedy Space Center, localizado na Flórida. Os dois foram realizados com o primeiro estágio reutilizado, curiosamente a SpaceX não teve o trabalho de recuperar, visto que a partir do dia 24 usará o Block 5, a última versão do Falcon 9, com melhorias de desempenho no pouso e maior capacidade de carga.

O próximo lançamento da SpaceX será realizado no dia 24 de abril, transportando o satélite geoestacionário Bangabandhu 1, pela primeira vez usando a atualização Block 5 (ver foto abaixo).

 

Agradecemos pelas informações do Felipe Caixeta.