SpaceX realiza o primeiro lançamento do Falcon 9 Block 5

A SpaceX realizou na última sexta-feira (11/05) um lançamento histórico, o primeiro Falcon 9 com as atualizações Block 5 foi lançado, depois de vários meses testando as melhorias em solo.

O foguete levou a bordo o satélite Bangabandhu Satellite-1, de órbita geoestacionária e com peso total no lançamento de 3700 kg. Todo o processo durou cerca de 33 minutos, até o ‘deploy’ do satélite, que é o momento onde o mesmo desconecta do segundo estágio do foguete já na órbita geoestacionária, a quase 36000 km de altitude.

O Falcon 9 Block 5 se destaca pelas modificações realizadas focando um rápido aproveitamento do foguete. As mudanças foram:

  • As pernas de pouso agora são retráteis, com possibilidade de voltarem a sua posição normal quando o primeiro estágio for resgatado em solo.
  • Partes do foguete tem acabamento em fibra de carbono e aço titânio, como forma de diminuir o número de peças com necessidade de recuperação após o pouso. Antes o fogo produzido por até três motores era capaz de chamuscar o aço envolta, necessitando de acabamento antes de um novo voo.
  • O Payload do foguete agora é maior, devido às atualizações no motor Merlin 1D+ (max thrust).
  • Possibilidade de reutilização do core central 48 horas depois do voo. O mesmo resiste a mais de 10 voos seguidos sem grandes alterações.
  • O Falcon 9 Block 5 é compatível com os PADs 39A e 40A do Kennedy Space Center, aumentando a versatilidade de uso para a SpaceX, que pode realizar dois lançamentos com espaço de horas entre eles.

 

Confira abaixo a transmissão ao vivo do lançamento, que foi realizada na sexta-feira:

DEIXE UMA RESPOSTA