Satélites starlinks com o visual do Planeta Terra- Foto: SpaceX

SpaceX tem meta de lançar 400 satélites starlinks de uma só vez e pretende usar seu futuro super foguete Starship para tal missão, hoje a empresa lança semanalmente 60 satélites Starlinks que irão prover internet de alta velocidade em nível global.

Hoje cada foguete Falcon 9 carrega 60 satélites, a empresa de Elon Musk já tem mais de mil satélites na órbita baixa da terra. O objetivo da empresa é que o número de satélites chegue a 12.000 para iniciar o serviço global.

A meta de lançar 400 ao mesmo tempo tem como aliado outro projeto da empresa, o Starship, um super foguete que será usado não só para transporte de cargas, mas para viagens à lua e a marte.

No entanto, muitos testes com o Starship serão feitos antes que o mesmo comece a operar regularmente em missões espaciais.

Inclusive um protótipo do starship conseguiu pousar com sucesso pela primeira vez, mas explodiu cerca de cerca de 7 minutos após o pouso.

A SpaceX conta hoje com dois foguetes operacionais, os Falcon 9 e o Falcon Heavy, no futuro o Starship deverá compor a frota de foguetes da empresa privada espacial.

SpaceX Falcon Heavy
Foguete Super Heavy Foto – SpaceX
Foguete Falon 9 Foto – SpaceX

Starlink no Brasil:

A SpaceX abriu a Starlink Brazil Serviços de Internet Ltda. A empresa brasileira, que pode ser uma divisão da Starlink, foi cadastrada na Receita Federal em dezembro do ano passado.

O Brasil é um dos países em que os usuários podem fazer o pré-cadastro no site da empresa para a assinatura do serviço. De acordo com a empresa norte-americana, o serviço de internet no Brasil deve começar até o final de 2021.

No entanto, para esse serviço acontecer no Brasil ainda é necessário a aprovação da Anatel para realizar o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM).