Elon Musk é uma pessoa de alguns feitos impressionantes, e que faz empresas concorrentes sacudirem para lançar novas tecnologias. O mais inacreditável ultimamente é seu empreendimento da SpaceX, tido até 2012 como algo muito visionário.

A promissora empresa espacial ultrapassou o valor de mercado da própria Tesla, fundada por Elon Musk e com capital aberto. A empresa espacial lidera o faturamento no setor de lançamento de foguetes, e já é avaliada em US$ 33,3 bilhões, enquanto a fabricante de carros elétricos tem um calor de mercado de US$ 32,8 bilhões.

O caminho trilhado pela SpaceX para chegar nesse valor é composto por várias influências. A primeira é destacada pela confiabilidade dos foguetes da empresa, em 2018 a SpaceX bateu recorde de lançamentos próprios, ao mesmo tempo nenhum foguete falhou em entregar uma carga, mesmo com o lançamento do Falcon 9 Block 5 e o novo Falcon Heavy.

Mais perto, em 2019, a SpaceX iniciou seu empreendimento Starlink, de transmitir internet a partir de uma constelação de satélites de baixa altitude. Dois satélites foram lançados no início de 2019, e recentemente 60 satélites comerciais foram lançados ao espaço em um foguete Falcon 9 Block 5, que já foi reutilizado pela empresa algumas vezes, diminuindo o custo de lançamento.

Elon Musk tem atualmente uma participação de 54% na SpaceX e de mais de 20% na Tesla, que atualmente luta para consolidar seu mercado de carros elétricos na China.