Pouco antes do final do ano, a Airbus engordou suas estatísticas com mais um grande pedido para a família A320neo, agora confirmando um compromisso anterior de intenção de compra da Spirit Airlines para 100 aviões da família A320neo.

O acordo entre as empresas pode ter valor de US$ 11 bilhões a US$ 12 bilhões considerando os preços de tabela da Airbus, mas fontes do setor dizem que esses acordos envolvem geralmente descontos de pelo menos 50%.

 

O pedido inclui aeronaves como o A319neo, A320neo e o A321neo, e também permite a encomenda de mais 50 aviões no mesmo contrato, e tem um valor total de US$12 bilhões, quando consideramos o preço de lista.

Destaque para o interesse da Ultra Low Cost Spirit no A319neo, projeto que até então foi deixado de lado por várias companhias aéreas. Estas optaram pelo A220-300, ou pelo A320neo, deixando o A319neo com pouquíssimas encomendas, a maior parte para a versão executiva.

Provavelmente todos os aviões da Spirit serão fabricados na unidade da Airbus dos Estados Unidos.

A Spirit foi fundada em 1993, e atualmente opera com 140 aviões da Airbus.

 

Spirit tem interesse na América do Sul com o A321neo

De acordo com o presidente-executivo da empresa, Ted Christie, a Spirit Airlines ainda está estudando aeronaves A321neo da Airbus, incluindo as versões de longo alcance.

A versão de longo alcance do A321neo possibilitaria novos destinos internacionais para a companhia, incluindo a América do Sul e a Europa.

A grande vantagem do A321neo, e das variantes de longo alcance, é a comunalidade com a frota já existente de aeronaves A320, evitando um gasto extra com o treinamento de pilotos, mas como toda negociação de aeronaves, a companhia precisa garantir descontos dos fabricantes, o que define a vantagem de cada aeronave.

 

Novo interior para os A320neo

A Spirit Airlines lançou recentemente seu novo interior, para utilizar nas suas aeronaves Airbus A320neo e padronizando as cores do interior da aeronave em amarelo e preto.

No interior temos um novo carpete, substituído para padronizar as cores, sinalizações de emergência em um novo padrão e a mudança dos assentos.

Aqui estão algumas alterações na cabine e assentos da Spirit:

  • Agora, o porta objetos e os cartões de segurança estão elevados para fornecer mais espaço para as pernas.
  • As mesinhas foram expandidas para “tamanho completo”.
  • Assentos do meio ganharão uma polegada adicional de largura. Agora eles tem 18 polegadas de largura, enquanto os outros assentos (da janela e corredor) tem 17 polegadas.
  • Cada assento ganhou quase um centímetro de pré-reclinação. Assentos nas fileiras de saída de emergência tem maior pré-reclinação.
  • Pelo estilo e espessura, os novos assentos devem ter duas polegadas de espaço adicional para as pernas utilizáveis, ​​quando comparados aos assentos do tipo flatback padrão do setor.

Os primeiros assentos foram instalados no hangar da Spirit em Detroit, em um novíssimo Airbus A320neo entregue no início deste mês.

Os assentos foram fabricados pela Acro Aircraft Seating, e serão instalados pela companhia nas aeronaves A320neo já presentes na frota, enquanto os novos aviões devem vir de fábrica com esses assentos, além do sistema de internet via wi-fi.

A empresa também projetou novos carrinhos para uso dos comissários, o famoso “trolley”, agora que pesam 4 quilos a menos que os carrinhos já utilizados pela companhia. A economia de peso é somada a existente nos assentos, 1,18kg em cada assento, somando uma economia total de quase 230 kg em comparação com o interior utilizado anteriormente.

A Spirit vai manter o padrão de oito assentos 2-2 na parte frontal da aeronave, totalizando 182 assentos internamente.