Su-57 e S-70 voando juntos. Foto: Ministério da Defesa Russo.

Segundo uma fonte anônima da indústria de defesa, a Rússia está desenvolvendo uma versão de dois assentos (biposto) do caça furtivo Sukhoi Su-57 Felon para controlar quatro drones de ataque stealth S-70 Okhotnik ao mesmo tempo. 

“Para controlar drones Okhotnik avançados, uma variante de comando de dois assentos do Su-57 será criada. O jato de combate, já em desenvolvimento, deve controlar cerca de quatro drones Okhtonik”, disse a fonte à agência de notícias TASS. Até o momento, a agência não obteve confirmação oficial da informação. 

Em junho, Yuri Borisov, Vice-Primeiro-Ministro da Rússia, disse que o Ministério da Defesa e a Sukhoi estavam planejando o desenvolvimento de uma versão biposto do Su-57 para o mercado de exportação. “O Ministério da Defesa e o Sukhoi Design Bureau tem planos de desenvolver uma aeronave para dois pilotos que vai aumentar a demanda de exportação para este modelo… e pode criar uma demanda adicional”, disse Borisov na época. 

Sukhoi S-70 Okhotnik- Foto: © Ministério da Defesa da Rússia/TASS

Como a assessoria de imprensa da United Aircraft Corporation (UAC) da Rússia disse à TASS, o drone Okhotnik com características stealth será empregado contra alvos aéreos e terrestres em uma interação centrada em rede com o caça Su-57. Em seu emprego conjunto com o caça de quinta geração da Sukhoi, os drones Okhotnik vão lidar com uma ampla gama de tarefas, atacando alvos sob o comando de um piloto de Su-57.

Su-57 em formação com um drone S-70. Foto: Ministério da Defesa Russo.

O drone de ataque pesado Okhotnik (Caçador) fez seu primeiro voo em 03 de agosto de 2019. No dia 27 de setembro de 2019, o S-70 realizou um voo em junto com um Su-57. O drone manobrou no ar em modo automatizado a uma altitude de cerca de 1.600 metros e seu voo durou mais de 30 minutos, diz a agência. O S-70 de série deve deve entrar em serviço por volta de 2024, ao passo que as Forças Aeroespaciais Russas receberam o primeiro Su-57 de produção no final de 2020. 

DEIXE UMA RESPOSTA