Su-75 sukhoi checkmate
Sukhoi Su-75 Checkmate. Imagem via redes sociais.

O Sukhoi Su-75 Checkmate, novo caça stealth da Rússia, será apresentado no Dubai Airshow 2021. A notícia foi anunciada pelo ministro russo de Indústria e Comércio, Denis Manturov, na terça-feira (02). 

Manturov afirmou que o Su-75 estará em exposição estática junto dos helicópteros Mil Mi-171A2 e Kamov Ka-226T. A Rússia fará demonstrações em voo dos helicópteros Ansat, Mi-28NE, Ka-52E e do jato comercial MC-21-310 com motores PD-14-30. O drone de combate Kronshtadt Orion e a versão executiva do Sukhoi Superjet também serão apresentados em Dubai. O evento será realizado entre os dias 14 e 18 deste mês.

Falando à TASS, uma fonte da indústria aeronáutica disse que o Su-75 gerou grande interesse do exterior. “Os Emirados Árabes Unidos são uma excelente plataforma para apresentar a aeronave à uma ampla gama de parceiros em potencial. Está prevista a realização de uma série de apresentações fechadas para as delegações bem como uma apresentação aberta para visitantes e representantes dos meios de comunicação.” 

Su-75
Junto do mock-up do Su-75 Checkmate foram apresentados mísseis ar-ar RVV-SD e RVV-MD e o míssil de cruzeiro Kh-59MK. Foto: Sergei Fadeichev/TASS.
O Checkmate foi oficialmente apresentado no Salão Aeroespacial MAKS 2021, em julho de 2021.  A aeronave deve realizar seu primeiro voo em 2023, entrando em produção a partir de 2026. O caça stealth tem como alvo o mercado de exportação e deverá competir com Saab Gripen, Dassault Rafale e principalmente com o F-35 Lightning II. Ainda assim, a Rússia já oferece uma versão de exportação do seu caça furtivo atual, o Su-57E. 
 
A estatal russa Rostec considera a Argentina, Índia, Vietnã e Emirados Árabes como compradores em potencial, além de outros países na África, Oriente Médio e América do Sul. 
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA