Su-75 – Vazam fotos do novo caça stealth da Rússia

Já circulam nas redes sociais imagens do novo caça russo, o Sukhoi Checkmate, que será oficialmente apresentado no MAKS 2021 na terça-feira (20). As imagens surgiram no Instagram e Twitter na manhã deste domingo (18) e mostram o caça – provavelmente um mock-up – sendo preparado para o evento. 

O vazamento das imagens também foi aproveitado pela estatal russa Rostec, que desde sexta-feira tem “provocado” entusiastas, especialistas e demais interessados na nova aeronave, atualmente chamada de Checkmate (xeque-mate).

No sábado (17) a Rostec “provocou” novamente, mostrando um sensor espelhado do novo avião (similar ao sistema EOTS instalado no F-35 Lightning II) com o reflexo de um navio de combate, em referência ao recente incidente com o HMS Defender, um destroyer Type 45 da Marinha Real Britânica, que recebeu tiros de aviso vindo dos russos enquanto navegava na região da Criméia.

Usuários do Reddit uniram as duas primeiras fotos vazadas em uma só, dando uma visão mais clara do caça. Confira a imagem abaixo.

Imagem via Reddit.

O Checkmate ostenta o número 75 em azul logo atrás do cockpit, e na deriva a matrícula RF-00075. Isso pode sugerir que o novo caça será designado Sukhoi Su-75. Ao fundo, um míssil de cruzeiro Kh-59 (designado AS-13 Kingbolt pela OTAN) pode ser visto no chão. O armamento possui diversas variantes, podendo ser guiado por sinais de TV, radar ou navegação inercial, além de poder ser empregado pelo Su-57, Su-35, Su-34, Su-30, Su-25 e Su-24

Em mais uma similaridade com o F-35 dos EUA, o jato será monomotor. O ‘Su-75’ também possui uma entrada de ar na seção frontal, abaixo do cockpit, lembrando a configuração empregada pelo Boeing X-32, protótipo que concorreu com o Lockheed X-35 durante o programa Joint Strike Fighter, que mais tarde deu origem ao próprio F-35.

Boeing X-32A.

Na última terça-feira (13), a Rostec anunciou que uma nova aeronave seria apresentada no primeiro dia do Salão Internacional do Ar e Espaço MAKS 2021, evento realizado anualmente no Aeroporto de Zhukovsky, nos arredores de Moscou. Em seu site e canal do YouTube, a estatal lançou um trailer e uma contagem regressiva para a apresentação do avião, denominando-o Checkmate. Na quinta-feira (15), o caça foi registrado em Zhukovsky coberto por lonas pretas e sendo rebocado até a estrutura onde será apresentado ao público nesta semana. 

Em maio, um funcionário da indústria revelou à TASS que a Sukhoi estava desenvolvendo um novo caça monomotor de quinta geração. A fonte também deu detalhes da aeronave, afirmando que o caça seria opcionalmente tripulado, teria empuxo vetorado, características de supermanobrabilidade e peso máximo de decolagem de 18 toneladas.

Se for pra frente, o “Su-75” será o primeiro caça monomotor desenvolvido pela Rússia desde o MiG-23/MiG-27 Flogger e o Su-17/Su-22 Fitter, ambos projetados na década de 1960 e desdobrados em grande número pela URSS e demais países parceiros do antigo bloco comunista.

Esta matéria será atualizada à medida que mais imagens e informações são obtidas. 

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: caça, Maks, Quinta Geração, Rússia, stealth, Sukhoi, usaexport

Sair da versão mobile