Suécia já está pensando em futuro caça para substituir o SAAB Gripen E

SAAB Gripen E- Foto: SAAB

A Suécia já está pensando em um novo caça para equipar sua força aérea no futuro. Atualmente a SAAB está nos avanços dos testes com o mais novo modelo do Gripen, o Gripen E (ou também chamado de Gripen NG, o mesmo que equipará a FAB). 

Contudo, uma reunião virtual que aconteceu no último dia 16 de junho levantou a ideia de projetar um futuro caça já pensando na substituição dos novos Gripen E.

Em um comunicado o Ministro da Defesa da Suécia Carl Anders Peter Hultqvist, afirmou que “o desenvolvimento dos aviões de caça da próxima geração começará”.

Essa ideia não é de agora, em julho do ano passado a Suécia assinou um memorando com o Reino Unido que visa a parceria no desenvolvimento de sistemas tecnológicos para aeronaves atuais e do futuro. O próprio Reino Unido tem o projeto do caça Tempest, que poderá ser a posta de entrada para a 6º geração. Talvez os suecos possam se beneficiar deste projeto, ou a partir dele, criar algo novo.

Futuro caça Tempest, com o atual vetor de defesa aérea da RAF, o Eurofighter Typhoon- Foto via: Rolls-Royce

O projeto do primeiro Gripen JAS 39 foi inovador pois apresentou ao mundo uma outra alternativa de um bom caça que era mais barato que os tradicionais. Alguns países que operam o JAS 39 é a própria Suécia, a República Tcheca, a Tailândia e a África do Sul.

Já o Gripen E, o Brasil por enquanto ainda é a única nação estrangeira que está comprando o caça, e o nosso país terá uma grande participação no projeto do caça, construindo inclusive algumas unidades no Brasil, na sede da Embraer de Gavião Peixoto-SP.

DEIXE UMA RESPOSTA