Presidente russo Putin e o turco Erdogan ouvem explicação de piloto de caça SU-57

A ida do presidente turco, Tayyip Erdoğan a Moscou, para visitar a feira MAKS 2019 que acontece essa semana já está rendendo negociações, que podem envolver o caça de 5º geração russo SU-57.

“Continuaremos a falar sobre tópicos da agenda e, é claro, abordar os S-400. Falaremos sobre como podemos passar por uma fase mais avançada do Su-35 e a possível aquisição do SU-57 ”, disse Dmitry Shugayev, chefe do Serviço Federal Russo de Cooperação Militar e Técnica, para repórteres no MAKS2019.

Caças SU-57 em voo.

Caso se avance a negociação do SU-57, o caça Stealth iria vir em boa hora, visto que os EUA vetaram à Turquia a venda de caças F-35A, que também são de 5º geração.

Durante a visita, presidente turco foi acompanhado pelo presidente russo Putin e ambos virão de perto um exemplar do SU-57 e ouviram a explicação de um piloto. Neste momento o presidente turco brincou: “É esse que vamos comprar?”. Putin respondeu: “É possível”.

Outro caça que já havia sido cogitado a Turquia é u multi-função SU-35, caça de superioridade aérea da 4º geração ++. Há um tempo a própria Rússia já havia oferecido aos militares turcos o caça SU-35.

SU-35 – Foto: © Marina Lystseva / TASS

Na visita, ainda foi divulgado a meta do valor comercial entre as duas nações, que pode atingir US$ 100 bilhões.

Putin, por seu lado, disse que ele e Erdoğan discutiram cooperação e trabalhos conjuntos nos jatos SU-35 e SU-57.

“Conversamos sobre a cooperação no Su-35 e o possível trabalho conjunto no novo Su-57. Temos muitas oportunidades”, afirmou.

 

Projeto turco de um caça de 5º geração

Mock Up do caça turco TF-X- Foto: BillyPix

A Turquia também tem planos de desenvolver sua própria aeronave de 5º geração. O TF-X foi apresentado ao mundo na Paris Airshow 2019. Os turcos inclusive cogitam parcerias para a construção do caça.

 

Fonte de apoio: Hurriyet Daily News/ Edição: Aeroflap

DEIXE UMA RESPOSTA