Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

Sukhoi LTS Checkmate. Imagem via redes sociais.

O novo caça de Quinta Geração da Rússia, o Sukhoi LTS Checkmate, foi oficialmente apresentado hoje (20) na abertura do Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2021, no Aeroporto de Zhukovsky, nos arredores de Moscou. A Rostec está realizando transmissão ao vivo neste momento, apresentando o Checkmate ao público geral. 

A primeira autoridade a conhecer o novo projeto da Sukhoi foi o Presidente Vladimir Putin, que foi apresentado ao mock-up da aeronave por Sergei Chemezov, chefe da Rostec, e Yuri Slyusar, Diretor Geral da United Aircraft Building Corporation (UAC). Putin viu de perto a aeronave, observando as baias de armamento, nas laterais da fuselagem, e o cockpit, que aparenta ter um display panorâmico semelhante aos encontrados no F-15EX Eagle II, JAS-39E/F Gripen e F-35 Lightning II. 

Yuri Slyusar deu alguns detalhes sobre a nova aeronave, afirmando que o LTS terá um raio de combate de 1.500 quilômetros, mais de sete toneladas de carga de combate e capacidade STOL (pouso e decolagem curta). O LTS – que já vem sendo chamado informalmente de Sukhoi Su-75 por conta dos números pintados na fuselagem – deve começar a ser entregue por volta de 2026-2027. O primeiro voo está previsto para 2023 e alguns internautas também já se referem ao avião como “Su-59”. 

“Eles são únicos em sua classe. Com raio de combate de 1.500 quilômetros, maior relação empuxo-peso, decolagem e pouso encurtados, mais de sete toneladas de carga de combate, que é um recorde absoluto para aeronaves desta classe”, disse o diretor da UAC. 

O cockpit do Sukhoi LTS Checkmate, apresentando um display grande semelhante ao usado no F-15EX, F-35 e JAS-39E/F. Imagem via redes sociais.

O jato poderá transportar mísseis de longo-alcance RVV-MD e de curto alcance RVV-SD, sucessores dos atuais R-77 e R-73, respectivamente. No escopo ar-solo, a presença do míssil de cruzeiro Kh-59 Ovod junto dos armamentos supracitados sugere que este também será empregado pela nova aeronave em ataques contra alvos de superfície.

O motor parece ser o Izdeliye 30, o mesmo que vai equipar o Su-57, substituindo o Saturn AL-41F1. Estima-se que o preço do Checkmate será por volta dos US$ 30 milhões. As primeiras imagens do avião surgiram na quinta-feira (15) enquanto era rebocado em Zhukovsky, dois dias depois que a Rostec anunciou que iria apresentar uma aeronave totalmente nova no MAKS 2021. No domingo (18) surgiram as primeiras imagens vazadas do novo avião enquanto era preparado para a apresentação de hoje. 

Projetos da MiG

Enquanto a Sukhoi apresentou um mock-up em escala do LTS Checkmate, a Mikoyan apresentou três pequenas maquetes representando novos projetos de um “Avião Leve Multifuncional”, um “Caça Embarcado Avançado Multifuncional” e por último uma “Aeronave Não-Tripulada Embarcada”. As imagens dos modelos foram publicadas no Twitter pelo usuário Michael Jerdev, e os três apresentam características stealth, apresentando baias de armamento internas.

“Apresentação de direções promissoras para o desenvolvimento de complexos de aviação MiG”. Tradução: João Almeida. Foto: Michael Jerdev.

Interessante notar que, visto de cima, o modelo do caça embarcado lembra o MiG 1.44, um antigo projeto que começou ainda na década de 1980 mas que não foi para a frente por conta da queda da União Soviética e a subsequente crise econômica enfrentada pela Rússia. O único protótipo só fez seu primeiro voo em 2000 e hoje descansa em Zhukovsky com vários outros aviões de testes e ensaios, como o famoso Su-47 Berkut. 

Caça Embarcado Avançado Multifuncional. Foto: Michael Jerdev.
Caça Embarcado Avançado Multifuncional. Foto: Michael Jerdev.
Avião Leve Multifuncional. Foto: Michael Jerdev.
UAV Embarcado. Foto: Michael Jerdev.

Ainda assim, a atração principal é o Sukhoi LTS Checkmate. O avião também será voltado para o mercado exterior, com Argentina, Índia, Vietnã e Emirados Árabes Unidos sendo os “países alvo” para se tornarem os primeiros clientes do novo caça furtivo da Rússia, como sugerido pelos trailers veiculados pela Rostec. 

DEIXE UMA RESPOSTA