Caças F-16C dos Thunderbirds e F/A-18E Super Hornet dos Blue Angels voando juntos, formando o Super Delta. Foto: Cody Hendrix/US Navy.

Desde a última semana, as duas principais equipes de demonstração aérea dos Estados Unidos — os Blue Angels da Marinha e os Thunderbirds da Força Aérea — tem treinado juntos a partir da Base Aeronaval de El Centro. 

Ontem (03), os Blue Angels divulgaram duas impressionantes imagens da sua nova formação conjunta com os Thunderbirds: o Super Delta. 

A formação consiste de seis caças F/A-18E/F Super Hornet da equipe da Marinha, formando o centro da formação, flanqueados por três caças F-16C/D Fighting Falcon Block 52 em cada lado, estes da Força Aérea. 

Em comunicado no Instagram, os Blue Angels disseram que “A formação surgiu de uma série de oportunidades de treinamento conjunto realizadas em 2020 e 2021 e serve como um símbolo do trabalho em equipe, disciplina e habilidade dos homens e mulheres de nossas forças militares dos Estados Unidos desdobradas ao redor do globo.”

O Super Delta será demonstrado publicamente pela primeira vez em maio, no Desfile Nacional do Memorial Day.

Realizado no final de maio, o Feriado de Memorial Day celebra os serviços prestados pelos militares das forças armadas dos EUA. 

As duas equipes, formando o Super Delta, sobrevoam o C-130 Fat Albert dos Blue Angels. Foto: Andrew D. Sarver/USAF.

“Sintonize a sua afiliada da ABC, NBC, CBS e Fox de 29 a 31 de maio para ver a estreia deste voo de formação com reapresentações nas semanas seguintes.” diz o comunicado dos Blue Angels. 

O site The War Zone explica que as equipes nunca estiveram tão interligadas como estão hoje. No ano passado, os dois esquadrões realizaram uma série de sobrevoos ao redor dos EUA como uma homenagem aos trabalhadores da saúde que estão na linha de frente da luta contra o Novo Coronavírus. 

O ano de 2021 também é um marco para os Blue Angels da Marinha dos EUA. Essa é a primeira temporada com suas novas aeronaves: o C-130T Fat Albert foi substituído por um C-130J Super Hércules ex-Força Aérea Real, ao passo que os caças F/A-18C/D Hornet deram lugar os mais novos e mais potentes F/A-18E/F Super Hornet. 

Em novembro de 2020 a equipe fez seu último voo com o Hornet, que estava em serviço no esquadrão desde 1986, ano em que a unidade completou 40 anos de fundação. 

A título de curiosidade, um dos F/A-18E Super Hornet usados nas filmagens de Top Gun: Maverick, sequência de Top Gun: Ases Indomáveis (1986), foi enviado aos Blue Angels. 

O caça de matrícula 165667 foi fabricado no segundo lote de produção inicial de baixa cadência, ou seja, é um dos mais antigos na frota, como explica o site The Aviationist. 

Os Blue Angels foram criados em abril de 1946 e já usaram as seguintes aeronaves: F6F Hellcat, F8F Bearcat, F9F Panther, F9F Cougar, F-11 Tiger, F-4J Phantom II, A-4F Skyhawk e F/A-18A/B/C/D Hornet (chamado de Legacy Hornet). 

Já os Thunderbirds, equipe da USAF, foram criados um pouco mais tarde em abril de 1953 e, em suas demonstrações, já usaram: F-84G Thunderjet, F-84F Thunderstreak, F-100C/D Super Sabre, F-105B Thunderchief, F-4E Phantom II e T-38C Talon.