O A-29B Super Tucano matrícula N29US da Sierra Nevada Corporation que realizou a passagem na corrida Freedom 500. Foto: Skippyscage - Paul Filmer.

Ostentando uma linda pintura cinza escuro com listras brancas, um A-29B Super Tucano da Sierra Nevada Corporation (SNC) – subsidiária da Embraer – fez uma rápida passagem sob a corrida Freedom 500, realizada no dia 02 de abril em Bradenton, na Flórida. 

Cleetus McFarland, organizador do evento publicou um vídeo em seu canal no Youtube, trazendo imagens do interior do Super Tucano matrícula N29US, fabricado em 2008 pela Embraer. Cleetus inclusive deu partida na aeronave equipada com um motor Pratt & Whitney Canada PT6A-68C. 

Ao chegar chegar no Aeroporto Internacional de Sarasota-Bradenton, Cleetus encontrou Brian Maas, piloto do Super Tucano que prontamente apresentou o turboélice. 

Brian “B-Man” Maas, piloto do A-29 da SNC. Imagem: Captura de tela.

Cleetus sentou-se no cockpit frontal da aeronave de dois lugares e Brian passou a explicar os comandos e características do A-29, falando inclusive do assento ejetor. Brian destacou que o N29US faz parte das “versões mais antigas”, explicando que os Super Tucanos mais novos tem três telas no cockpit, além de ter mais “capacidade no software” usado. 

“Esses A-29 são sérios, cara!”, disse Cleetus ao piloto da aeronave, brincando que, eventualmente, poderia voar com Brian e que Brian poderia participar de uma corrida com ele. Cleetus também brincou com o refrigerante Mountain Dew no compartimento do cockpit. 

Brian também explicou que um dos destaques do Super Tucano é o seu custo de operação. A aeronave é empregada em missões onde caças mais caros, como o F-35 Lightning II, são caros demais para usar. 

Manete de potência do A-29B. Imagem: Captura de tela.
Painel do A-29 durante o acionamento. Imagem: Captura de tela.

Depois de conhecer a aeronave, Cleetus filmou a passagem do A-29B sob o pequeno autódromo Freedom Factory. A passagem foi realizada a 1000 pés (aproximadamente 304 metros) logo após o canto do hino nacional dos Estados Unidos. 

Confira o vídeo inteiro abaixo. 

A Freedom 500 organizada por Cleetus se destaca por ser realizada com carros Ford Crown Victoria. Também chamados de “Crown Vic”, são antigas viaturas usadas majoritariamente por forças policiais. Os veículos são adquiridos por civis e modificados até mesmo com “nitro”. 

Outro Super Tucano com pintura especial tem aparecido bastante na mídia ultimamente. A aeronave da Força Aérea dos EUA (USAF) ostenta um esquema inspirado na pintura usada por caças P-51 Mustang durante a Segunda Guerra Mundial.

A aeronave será usada pelo 6º Esquadrão de Operações Especiais da USAF. 

Embraer A-29 Super Tucano

Desenvolvido pela Embraer, o Super Tucano está em serviço em quase 20 países, incluindo Afeganistão, Líbano, Estados Unidos, Colômbia, Nigéria e Filipinas