Advertisement

Jato supersônico X-59 da NASA completa montagem estrutural

NASA Supersônico X-59

Desenvolvido pela Skunk Works, uma subsidiária da Lockheed Martin, o jato supersônico da NASA X-59 ‘Quiet Supersonic Technology’ (QueSST) foi flagrado com a sua montagem estrutural completa em Fort Worth, no Texas.

Segundo informações do Portal The Drive, o X-59 também será avaliado nas tensões aplicadas na fuselagem em situações de turbulência, curvas rápidas, pouso ou qualquer manobra que possa pressionar a estrutura da aeronave.

Agora, durante os testes estruturais, o X-59 será avaliado na viabilidade dos voos supersônicos com um menor estrondo sônico em áreas de grandes metrópoles. Para isso, o X-59 QueSST conta com um design bastante peculiar, com destaque para o nariz alongado da aeronave.

Supersônico NASA X-59
Foto: NASA

Atualmente o estrondo sônico, gerado pela diferença da pressão de ar na passagem do regime transônico para o supersônico em voo (em Mach 1), limita as operações comerciais com aviões supersônicos aos voos acima do oceano.

Logo, é impossível, por exemplo um voo entre Nova York e Los Angeles em regime supersônico, bem como de Paris à Moscou.

Após a coleta dos dados para a avaliação de como a estrutura se comporta, a NASA planeja realizar o primeiro voo com o X-59 no segundo semestre de 2022

O protótipo do QueSST é projetado para voar em Mach 1.4, com uma altitude média de 55000 pés, na estratosfera. O primeiro voo deverá ocorrer em alguma data de 2022, de acordo com a NASA.

Supersônico NASA X-59
X-59 Quiet SuperSonic Technology- Foto: NASA

Com informações: The Drive

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: NASA, Notícias, usaexport, X-59 QueSST