Taiwan abre possibilidades para renomear a China Airlines

Foto - Divulgação

Taiwan está aberto a renomear a companhia aérea nacional China Airlines, mas enfatizou que cabe à companhia aérea e aos clientes finalmente decidir. 

O ministro dos Transportes e Comunicações, Lin Chia-lung, foi o mais recente e possivelmente o mais alto funcionário do governo a avaliar o assunto. 

No Facebook, Lin diz que seu ministério tem uma “mente aberta” para mudar o nome da companhia aérea, mas observa que “porque [a companhia] é uma empresa listada, [precisamos] respeitar as opiniões dos acionistas e do público”. 

Lin acrescenta que a mudança do nome de uma companhia aérea também envolve direitos e rotas de tráfego aéreo, e pediu “consenso” sobre o assunto. 

A China Airlines, respondendo às perguntas, disse que o assunto está sendo estudado internamente. 

”A China Airlines recebeu várias opiniões vibrantes sobre o assunto recentemente. Esse assunto envolve tremendas fases de implicação, agora está sendo estudado e discutido internamente com a mente aberta”, afirma o portador. 

A questão de renomear a companhia nacional voltou aos holofotes nos últimos dias depois de montar vôos de cargueiros para partes do mundo para entregar suprimentos médicos para ajudar nos esforços de ajuda ao coronavírus. O primeiro envio de máscaras com destino à União Europeia chegou ao Luxemburgo em 9 de abril, com mais entregas nos dias subsequentes. 


Os relatórios da mídia de Taiwan sugerem que, como o nome da companhia aérea continha “China”, isso causaria confusão sobre se essas doações eram provenientes da República Popular da China ou de Taiwan. 

A China considera Taiwan uma província separatista que prometeu retomar à força, se necessário. 

Vários parlamentares pró-independência em Taiwan apoiaram pedidos para renomear a China Airlines, de acordo com relatos da mídia. Alguns sugeriram “Chunghwa Airlines”, uma grafia romanizada do nome de mandarim da companhia aérea. 

A discussão mais recente reacende um debate anterior sobre o nome da China Airlines. Em fevereiro, quando a pandemia cresceu em magnitude, a Sociedade Sênior Americana de Taiwan – East Bay e Washington DC lançou uma petição pedindo às autoridades de Taiwan que mudassem seu nome para Taiwan Airlines. 

Os relatórios da mídia também indicam grupos pró-independência que pedem em fevereiro que o nome da companhia seja alterado para Formosa Airlines ou Yushan Airlines. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA