Taiwan apresenta protótipo de novo jato de treino avançado e caminha para fortalecimento da indústria aeroespacial

AJT Brave Eagle- Foto: CNA ( The Central News Agency)

Taiwan apresentou um protótipo de um novo jato de treino avançado (AJT), chamado, Yung Yin” (Brave Eagle).

A apresentação da aeronave serve para demostrar a preocupação local em construir uma indústria aeroespacial sólida e autossuficiente.

A presidente de Taiwan estava apresente na cerimônia de apresentação do Brave Eagle e disse que “o treinador a jato foi um marco alcançado pela Força Aérea da República da China (Taiwan) e pela indústria aeroespacial, com muitas dificuldades ao longo do caminho”.

O projeto do AJT foi criado em 2017, o orçamento chegou a US$ 21 bilhões. Além de ter empregado bastante pessoas, ao todo já são 1.200 empregos e este número pode aumentar até 2021.

Para a situação local é importante uma indústria que gere empregos e que fortaleça o setor aeronáutico do pais. Vale lembrar que Taiwan luta contra a República Popular da China para conseguir sua independência e ter uma situação militar consistente, é importante. 

Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen , durante a cerimônia oficial- Foto: Autor Desconhecido

Os voos de teste com o Brave Eagle deverão começar no ano que vem. Ao todo Taiwan deverá ter 66 jatos como este que deverão ser totalmente entregues até 2026.

Atualmente a Força Aérea de Taiwan tem um poder considerável, a frota de caças inclui os norte-americanos, F-16 Fighting Falcon, o francês Mirage 2000-5  e o caça de fabricação local F-CK-1, mostrando assim que o país tem interesse em crescer ainda mais sua indústria aeronáutica com a projeção de novas aeronaves.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.