Foto: UR-SDV spotters.net.ua

O novo governo afegão liderado pelo Grupo Taliban anunciou que o Aeroporto Internacional de Cabul está de “portas abertas” para o recebimento de companhias aéreas com voos regulares. 

Para isso, um porta-voz do grupo comunicou que já foram resolvidos os problemas técnicos nas instalações do aeroporto, tornando-o operacional para o recebimento de voos domésticos e internacionais. O Taliban também espera uma cooperação entre as companhias aéreas que antes realizavam voos regulares ao Afeganistão.

Contudo, antes que Cabul possa de fato retomar a sua operação regular, a ICAO faz ressalvas em relação a autoridade de aviação civil afegã, que está no controle do Aeroporto de Cabul, mas ainda não possui um serviço de tráfego aéreo completo e totalmente operacional, estando apenas com torre e alguns serviços de aproximação disponíveis. 

Com o retorno das publicações de NOTAM para o Aeroporto de Cabul, há relatos de informações duplicadas e não claras, ressaltando uma verificação mais profunda para aqueles que pretendem realizar futuras operações no terminal. 

Até o momento, apenas algumas rotas domésticas e voos militares estão ocorrendo, principalmente com destinos ao Paquistão e ao Tajiquistão.

DEIXE UMA RESPOSTA