TAP Air Portugal Airbus A330neo

A TAP criou um gabinete interno para a execução de seu plano reestruturação. O novo órgão já está em operação sob liderança de Miguel Malaquias Pereira que assume funções de chief transformation officer (CTO), respondendo diretamente ao novo CEO, de acordo com informações do portal Sapo, de Portugal. 

“Considerando o atual momento de profunda transformação que o Grupo TAP (e a TAP SA em particular) atravessa, na decorrência das necessárias adaptações sociais e estruturais que decorrem da implementação do Plano de Reestruturação logo que o mesmo seja aprovado pela Comissão Europeia, foi deliberado proceder à criação na estrutura organizacional da TAP SA e na dependência direta da Comissão Executiva e do Conselho de Administração, de uma nova área designada “Transformation Office”, sob a responsabilidade de Miguel Malaquias Pereira, que tem vindo a assegurar a função de PMO [project management officer] no âmbito da definição do Plano de Reestruturação”, anunciava, no mês passado, o chairman Miguel Frasquilho em um comunicado interno. 

O novo gabinete já estava previsto na proposta de reestruturação enviada à Comissão Europeia pelo Governo Português em dezembro do ano passado.

Antes mesmo de se tornar CTO, Miguel já coordenava o plano com funções de PMO, após ter entrado na TAP em 2017 como assessor de Frasquilho.

Miguel já tinha acompanhado Frasquilho antes na Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), onde foi consultor da direção então liderada por Frasquilho.

“O Transformation Office terá como missão principal centralizar e coordenar o programa de implementação do plano de reestruturação, promover a gestão, implementação e a monitorização de todas as iniciativas do plano, assim como a coordenação dos vários interlocutores relevantes, garantindo o reporting à Comissão Executiva e ao Conselho de Administração”, acrescentou Frasquilho.

De acordo com o portal, o gabinete criado pela companhia aérea “era prometido como uma garantia de sucesso da execução do plano de reestruturação.” O novo órgão trabalhará diretamente com a Comissão Executiva da TAP.