Nesta sexta-feira (25/01), acontece no Aeroporto de Salvador o pouso inédito no Nordeste da aeronave Airbus A330neo. Vindo de Lisboa, o voo é operado pela TAP Air Portugal, única companhia a utilizar este que é um dos mais modernos aviões em atividade no Brasil atualmente.

O voo TP029 decolará do Aeroporto de Lisboa, em Portugal, às 16h30 (horário local), devendo aterrissar no Aeroporto de Salvador às 22h05, completando um voo com a duração total estimada de 8 horas e 35 minutos.

Com isso, a capital baiana passa a ser a terceira cidade do mundo e a primeira do Nordeste a receber um voo dessa aeronave. Além de Lisboa, São Paulo foi a única cidade a abrigar pousos e decolagens do modelo que se destaca pelo avanço tecnológico e pelo maior conforto proporcionado aos seus passageiros.

“É um dia histórico para a TAP e para a aviação, para Portugal e para o Brasil, em especial para Salvador, que pela primeira vez, entre as capitais nordestinas, é o destino de um voo comercial inaugural de uma aeronave de longo curso. A TAP fica na história como a primeira companhia do mundo a voar o avião mais eficiente e mais confortável de sempre e inova também ao permitir que todos os passageiros estejam sempre ligados. A Companhia é pioneira ao oferecer mensagens de texto ilimitadas, via wifi, em voos transatlânticos”, afirma Antonoaldo Neves, Presidente Executivo da TAP.

“Para nós, tem importância estratégica receber voos do Airbus 330 neo. Desde que assumimos a administração do Aeroporto, temos nos empenhado em melhorar a experiência do nosso passageiro, seja em investimento em obras de ampliação ou da implantação do novo conceito comercial”, aponta Julio Ribas, diretor-presidente do Aeroporto de Salvador.

Neste sentido, em dezembro de 2018 foi inaugurada a nova loja Duty Free Americas (maior do tipo do Nordeste), nova área de imigração no desembarque internacional e está em andamento a troca dos sistemas de iluminação, ar-condicionado e layout de check-in, entre outras melhorias que serão entregues até 31 de outubro de 2019.

Para atrair novos voos e prover condições para as companhias aéreas operarem com aeronaves modernas como a Airbus A330-900neo, vários investimentos em infraestrutura estão sendo feitos pelo Aeroporto de Salvador.

A pista principal está sendo renovada e teve a iluminação completamente substituída, oferecendo mais segurança às operações. A auxiliar já foi completamente reformada e agora é capaz de receber aeronaves de maior porte. Um pacote atrativo de incentivos foi desenvolvido para atrair novos voos para o Aeroporto.

Menos Jet Lag

Além de um sistema de entretenimento a bordo e conectividade de última geração, com wifi disponível, o primeiro Airbus A330-900neo tem 298 assentos dispostos numa configuração de cabina com três classes: 34 assentos em executiva, 96 em classe econômica plus e 168 em classe econômica.

A nova cabine Airspace by Airbus, entre outras novidades, oferece mais espaço entre as poltronas para os clientes, compartimentos de bagagem maiores e um inovador sistema de iluminação de cabine em LED que ao longo da viagem cria ambientações que contribuem para a redução dos efeitos do Jet Lag. O avião veio para reforçar e expandir a operação do longo curso da TAP.

O Airbus A330-900neo é uma aeronave de última geração. O novo avião incorpora a mais recente versão de motores Rolls-Royce Trent 7000, altamente eficientes e uma asa de maior envergadura com otimização 3D e com novos sharklets que proporcionam um melhor desempenho aerodinâmico. Em conjunto, estes avanços trazem uma redução significativa no consumo de combustível, entre 10 e 12% em comparação com aeronaves concorrentes de tamanho similar que pertencem à geração anterior.