Telescópio Hubble quebra recorde de distância cósmica

por Aeroflap

O Telescópio Espacial Hubble da NASA em parceria com a ESA, chegou novamente em seu limite astronômico, ele quebrou o recorde de distância cósmica, medindo a distância à galáxia mais remota já visto no Universo. Esta galáxia está a apenas 400 milhões de anos luz da Terra e fornece novas pistas sobre a primeira geração de galáxias.

Usando o Telescópio Hubble, uma equipe internacional de astrônomos mediram a distância para esta nova galáxia, chamada GN-z11. Embora extremamente fraco e de baixa resolução, a galáxia é extraordinariamente brilhante considerando sua distância da Terra. A medição de distância da GN-z11 fornece forte evidência adicional de que outras galáxias excepcionalmente brilhantes encontradas em imagens anteriores do Hubble estão realmente a uma distância extraordinária.

Anteriormente, os astrônomos tinham estimado distância do GN-z11, analisando a sua cor nas imagens captadas com o Hubble e o telescópio espacial Spitzer . Mas dessa vez  equipe usou a câmera de campo largo 3 (WFC3) para medir com precisão a distância da galáxia GN-Z11 através de espectro de cor por dividir a luz em suas cores componentes (RGB).

Galaxia observada por Hubble. Foto – NASA

Nossas observações espectroscópicas revelam que a galáxia está ainda mais longe do que inicialmente foi pensado, logo no limite de distância do que o Hubble pode observar”, explica Gabriel Brammer, do Space Telescope Science Institute. “Demos um grande passo para trás no tempo, além do que foi projetado para executar com o Hubble. Nós conseguimos olhar uma galáxia quando o Universo tinha apenas 3% de sua idade atual, “diz Pascal Oesch, da Universidade de Yale.

Para determinar grandes distâncias, como a de GN-z11, os astrônomos observaram o efeito chamado redshift.Este fenômeno é o resultado da expansão do universo e causado pela luz viajando no tempo, todos os objetos distantes no universo parece estar se afastando de nós e como resultado é a sua luz quem ganham coloração mais avermelhada. Antes de astrônomos estimaram que a distância para GN-z11, tinha um redshift de 8.68, agora a equipe confirmou a distância de GN-z11 através de um redshift de 11,1, o que corresponde a 400 milhões de anos após o Big Bang.

Estes resultados fornecem uma visualização tentadora das observações que o Telescópio Espacial James Webb irá realizar, visto que o Hubble, que tem projeto com mais de 20 anos de idade, visualizou algo que só estava previsto para o James Webb, que será o melhor e mais potente observatório do universo fora da Terra.

 

Fonte – ESA

Tradução e adaptação – Aeroflap

Autor: Aeroflap

Categorias: Espacial, Notícias

Tags: ESA, Hubble, NASA, Telescópio

Sair da versão mobile