F-15E Strike Eagle, pousando na base aérea de Nellis- Foto: U.s Airforce

Começou a primeira edição do exercício aéreo Red Flag 21-1, a primeira edição começou nesta segunda-feira (25/01), na base aérea de Nellis em Las Vegas, Nevada. 

O exercício aéreo em conjunto vai acontecer até o dia 12 de fevereiro e durante esse tempo várias missões em conjunto vão acontecer.

“Como o Red Flag está alinhado com nossa Estratégia de Defesa Nacional em apoio à grande prioridade de competição do Centro de Guerra da Força Aérea dos Estados Unidos, expandimos o espaço aéreo de combate, liberamos nossas forças agressoras para desafiar o plano do público de treinamento e punir seus erros, e cometemos significativamente mais difícil de alcançar os efeitos desejados em alvos de superfície ”, disse o coronel William Reese, comandante do 414º CTS.

Caças F-16 da USAF- Foto: USAF

“Esta bandeira vermelha é uma oportunidade de treinamento muito melhor e irá galvanizar a prontidão de nossa força de coalizão para enfrentar qualquer ameaça de ponta.”

Entre as aeronaves participantes desta primeira edição estão caças, F-22, F-35, F-16, EA -18G, F-15E, bem como o avião de ataque ao solo A-10. No entanto, ainda há apresença de grandes aeornaves, como por exemplo, os bombardeiros B-1B Lancer e o B-2 Spirit.

O Red Flag oferece às unidades participantes com diferentes conjuntos de missão uma oportunidade de treinar juntas durante um exercício de voo ao vivo de grande força e interoperabilidade conjunta”, disse o sargento-chefe sênior. Michael Consigny, superintendente 414º CTS. 

Dupla de B-2A Spirit Foto: USAF

“Esta experiência fornece aos nossos esquadrões prontos para o combate das Forças Aéreas de Combate que estão preparados para integrar o alcance inferior para a luta de hoje ou qualquer conflito futuro próximo.”

Durante o ano outras edições da Red Flag vão acontecer em bases aéreas diferentes espalhadas pelos EUA.

 

Veja como foi uma edição passada da Red Flag em Nellis: