SAAB Gripen E- Foto: SAAB

O terceiro Gripen E da SAAB voou hoje a paritr da fábrica da empresa sueca, em Linkoping. O voo durou aproximadamente 57 minutos e foi pilotado pelo piloto de testes experimental da Saab, Jakob Hogberg.

Esse terceiro modelo caça Gripen, isso mostra que  avançado o projeto do caça sueco. O primeiro voo de um Gripen E foi em junho de 2017, já a segunda aeronave voou em novembro passado.O próximo modelo a voar deverá ser Gripen E destinado à FAB, o voo deve acontecer em agosto próximo.

Falando no mês passado, Eddy de la Motte, chefe de unidade de negócios da Saab, Gripen E / F, disse que a empresa pretende ter oito aeronaves da nova geração voando antes do final deste ano, incluindo quatro exemplos de produção que estão em fase final. montagem em Linkoping.

 O novo caça já tem dois locais definidos para uso, um deles é a própria Força Aérea Sueca que terá 60 exemplares do caça e também a FAB, que terá primeiramente 36 unidades do Gripen NG, como também é conhecido.

Gripen NG (Mock up) .Os primeiros caças chegarão ao Brasil em 2021- Foto: FAB

As aeronaves que irão vir para a FAB, serão construídas pelas duas nações, uma parte delas na Suécia e outra no Brasil, pela Embraer em Gavião Peixoto-SP. Além disso o Brasil terá acesso Transferência de Tecnologia, ou seja poderá colocar no caça tecnologia nacional que é o caso da tela WAD da empresa AEL Sistemas, que equipará os novos caças da FAB.

Tela WAD de produção nacional que será instalada nos Gripens do Brasil- Foto: AEL Sistemas, Gilmar Gomes

Os primeiro caça chegará a FAB em 2021 e os primeiros feitos no Brasil chegarão aos caçadores brasileiros em 2024.É esperado que o primeiro caça Gripen da FAB que está em fase final de construção na Suécia, faça o primeiro voo de teste no segundo semestre deste ano. A FAB irá operar 28 unidades da versão monoposta E e oito da versão biposta F. Na FAB o caça receberá a nomeclatura de Gripen F-39. 

Fonte de apoio: Flight Global / Edição: Aeroflap