Advertisement

Testes com o SAAB Gripen E estão cada vez mais avançados

Os testes envolvendo o caça Gripen E da fabricante sueca SAAB estão cada vez mais avançados, de acordo com o Eddy de la Motte, vice-presidente e chefe da unidade de negócios Gripen E / F da fabricante SAAB.

Em uma coletiva de impressa que teve como objetivo trazer novidades dos testes do novo caça sueco, la Motte, disse que testes com o míssil Meteor da MBDA foram realizados por aeronaves de teste 39-8 e 39-9 no norte da Suécia.

“Planejamos duas semanas para os testes e conseguimos fazer tudo em um”, observou o executivo, acrescentando: “Estamos aproveitando cada hora de teste de voo mais do que esperávamos, o que está ajudando a mover o programa para frente”.

Gripen E-Foto/Divulgação- SAAB

Na entrevista coletiva o piloto de testes Marcus Wandt, falou das qualidades do caça Gripen E e disse que apesar da diferença de peso entre o Gripen E com o antecessor C, “a agilidade ainda está lá porque é mais forte e suporta muito bem seu peso”.

Gripen NG (Mock up) .Os primeiros caças chegarão ao Brasil em 2021- Foto: FAB

Além da Força Aérea da Suécia o Gripen E/F será usado pelo Brasil, aeronave foi a vencedora do programa FX2 que visava a escolha de um novo caça para a FAB. Ao todo o Brasil terá 36 unidades do caça (28 monopostos da versão E e 8 bipostos da versão F). 

O Brasil terá sim participação e acesso na transferência de tecnologia, 15 unidades do caça serão construídas aqui no Brasil na unidade da Embraer de Gavião Peixoto-SP. A primeira unidade feita no Brasil será entregue em 2024.

Na Suécia voa este ano o primeiro caça da FAB feito no país europeu, o voo está programado para acontecer em agosto e esta primeira versão deverá chegar ao Brasil em 2021. Os caças ficarão baseados na ALA 2 em Anápolis GO.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.