TF-X Turquia
Concepção artística do TF-X- Foto: TAI

Os governos da Rússia e Turquia estão cooperando para desenvolver o jato stealth turco TF-X. É o que afirma Ismail Demir, o chefe da Presidência das Indústrias de Defesa da Turquia. 

“Existem muitas disposições sobre cooperação em nossas negociações com a Rússia. Elas incluem questões relacionadas com o desenvolvimento de aviões de guerra nacionais [da Turquia] [TF-X]. Como o jato nacional TF-X deixará o hangar em 2023, há um tipo de motor que escolhemos e certos sistemas”, disse Ismail em uma entrevista ao jornal Milliyet no último domingo (05). 

“Mas ele passará por um processo em fases de substituição, desenvolvimento, modernização e localização de certos sistemas com o tempo. Durante este processo, podem ser realizadas conversas com o lado russo sobre sistemas de localização concretos. Hoje, não estamos discutindo uma gama tão ampla de detalhes”

TF-X
Mock Up do caça turco TF-X- Foto: BillyPix

Ainda em agosto, o diretor do Serviço Federal de Cooperação Técnica Militar da Rússia, Dmitry Shugayev, afirmou que as duas nações estavam em consultas sobre questões de cooperação na área de desenvolvimento do caça a jato TF-X da Turquia, especialmente sobre os motores. 

A Turquia está trabalhando nos projetos de seu jato de combate nacional desde 2016. A  BAE Systems também está participando e o motor escolhido é o General Electric F110 dos Estados Unidos.

Os trabalhos no TF-X foram realizados simultaneamente com a participação da Turquia no programa de caça a jato F-35. O país deveria receber cerca de cem desses jatos, mas os Estados Unidos excluíram a Turquia do programa após a compra pela Turquia dos sistemas de defesa antiaérea S-400.

DEIXE UMA RESPOSTA