Advertisement

Time oficial de demostração do F-22 Raptor tem um novo comandante e piloto

O time de demonstração aérea do F-22 (F-22 Demo Team), anunciou o novo piloto e comandante da equipe que a partir deste ano vai voar a abordo de um F-22 por diversos Airshows dentro e fora dos EUA.

O novo aviador é o Maj. Joshua ‘Cabo’ Gunderson, que já pilotava caças F-22 e F-15, agora foi selecionado para essa nova jornada em sua carreira. No vídeo abaixo mostra-se o anúncio, e as expectativas do ‘Cabo’ Gunderson. 

O Maj. tem mais de 1.500 horas e duas implantações no Oriente Médio e também serviu no Japão. O militar está ansioso para essa nova missão. “Voar na demo é uma experiência emocionante com a qual estou empolgado desde tenra idade. Desde a primeira vez que vi jatos no Airfest da Base Aérea da MacDill, eu virei meus olhos para o céu e sonhei em estar no assento de um avião de caça”.

O Maj. “Loco Lopez” deixa depois de dois anos a função de comandante e piloto do F-22 Raptor Demo Team. O Maj Lopez entrou para a equipe em 2018 e de lá para cá fez demonstrações em vários lugares dentro e fora dos EUA. Além disso por ser uma figura de referência aos jovens, “Loco Lopez” palestrava em escolas de ensino fundamental e médio e com isso cativa a juventude para com a carreira militar.

Maj. “Loco” Lopez da USAF/ Piloto de F-22 e comandante da equipe

De acordo com a equipe o Maj. Loco Lopez vai atuar como instrutor de F-22 para os jovens pilotos de caça que estão migrando para o Raptor.

Com o então Maj. Lopez no comando de um dos principais caças do mundo, algumas situações até então inéditas aconteceram, como por exemplo, a primeira vez que uma câmera foi instalada no cockpit deste caça de 5º geração. Podemos ver o vídeo oficial da equipe abaixo:

A equipe do F-22 Raptor Demo Team fez uma homenagem ao Maj. Lopez em sua conta oficial no Instagram:

https://www.instagram.com/p/B7GpFJVhasz/

Além desta equipe solo do F-22 Raptor, existem outras equipes solo (apenas uma aeronave, um piloto e sua equipe), são elas também do caça furtivo F-35A Lightining II, do ágil F-16 Fighting Falcon e da aeronave de ataque ao solo A-10 Thunderbolt II. Além disso vale lembrar que a Força Aérea dos EUA tem uma Esquadrilha oficial, que são os Thunderbirds que operam 6 caças F-16 Fighting Falcon.

Hoje a USAF opera 187 unidades do F-22 Raptor em bases espalhadas pelos EUA, bem como fora dos EUA, como no Japão, e periodicamente em bases na Europa. O caça foi o primeiro de 5º geração, isso inclui a tecnologia Stealth (aeronave furtiva aos radares). Seu primeiro voo foi em setembro de 1997, é um caça da fabricante Lockheed Martin e foi introduzido na USAF em 2005. Outra curiosidade a respeito do Raptor é que diferente de caças como F-16, F-15 e do próprio F-35, apenas os EUA operam este ícone da aviação militar moderna.

No ano de 2018, a Aeroflap fez a cobertura da FIDAE (importante evento aeronáutico que acontece em Santiago, Chile). Lá tivemos a oportunidade de assistir as demonstrações do F-22 Raptor, ainda sob comando do Maj. Loco Lopez, vejam algumas imagens que fizemos na capital chilena:

Lockheed Martin F-22 Raptor
Caça F-22 da USAF, com a baía de armas aberta,
Lockheed Martin F-22 Raptor
Lockheed Martin F-22 Raptor

Fonte de apoio: U.s Airforce/ Edição: Aeroflap

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.