O time de demonstração aérea do F-22 (F-22 Demo Team), anunciou o novo piloto e comandante da equipe que a partir deste ano vai voar a abordo de um F-22 por diversos Airshows dentro e fora dos EUA.

O novo aviador é o Maj. Joshua ‘Cabo’ Gunderson, que já pilotava caças F-22 e F-15, agora foi selecionado para essa nova jornada em sua carreira. No vídeo abaixo mostra-se o anúncio, e as expectativas do ‘Cabo’ Gunderson. 

O Maj. tem mais de 1.500 horas e duas implantações no Oriente Médio e também serviu no Japão. O militar está ansioso para essa nova missão. “Voar na demo é uma experiência emocionante com a qual estou empolgado desde tenra idade. Desde a primeira vez que vi jatos no Airfest da Base Aérea da MacDill, eu virei meus olhos para o céu e sonhei em estar no assento de um avião de caça”.

O Maj. “Loco Lopez” deixa depois de dois anos a função de comandante e piloto do F-22 Raptor Demo Team. O Maj Lopez entrou para a equipe em 2018 e de lá para cá fez demonstrações em vários lugares dentro e fora dos EUA. Além disso por ser uma figura de referência aos jovens, “Loco Lopez” palestrava em escolas de ensino fundamental e médio e com isso cativa a juventude para com a carreira militar.

Maj. “Loco” Lopez da USAF/ Piloto de F-22 e comandante da equipe

De acordo com a equipe o Maj. Loco Lopez vai atuar como instrutor de F-22 para os jovens pilotos de caça que estão migrando para o Raptor.

Com o então Maj. Lopez no comando de um dos principais caças do mundo, algumas situações até então inéditas aconteceram, como por exemplo, a primeira vez que uma câmera foi instalada no cockpit deste caça de 5º geração. Podemos ver o vídeo oficial da equipe abaixo:

A equipe do F-22 Raptor Demo Team fez uma homenagem ao Maj. Lopez em sua conta oficial no Instagram:


View this post on Instagram

As we prepare to announce our next demo pilot in the coming weeks, we would like to take today to recognize the individual who has led our team for the last two seasons and left a legacy that will be forever remembered. ⁣ ⁣ Known across the world of aviation by his callsign "Loco," Lt Col. Paul Lopez, took over as the commander/pilot of the F-22 Demo Team in January of 2018 and immediately hit the ground running. His goal was to not only showcase American airpower at its finest, but to also engage the local communities and younger generation with every chance he got. Whether it was visiting children's hospitals or high schools, signing autographs or taking selfies, Loco was always sharing his experiences with those around him so that they could one day follow their dreams just as he did his. Loco was never too busy for anyone.⁣ ⁣ In his two years as commander of the team, Lt. Col. Lopez traveled to over 50 air shows all across the world, flying the F-22 Demo at as high of a caliber as it's ever been flown before. Loco understood the importance of leading by example and giving back to all those around him who allow our entire team to continue to do what we do. ⁣ ⁣ "If I can make it, you can make it, because it all started with a dream."⁣ ⁣ #ThankYouLoco

A post shared by F-22 Raptor Demonstration Team (@f22demoteam) on

Além desta equipe solo do F-22 Raptor, existem outras equipes solo (apenas uma aeronave, um piloto e sua equipe), são elas também do caça furtivo F-35A Lightining II, do ágil F-16 Fighting Falcon e da aeronave de ataque ao solo A-10 Thunderbolt II. Além disso vale lembrar que a Força Aérea dos EUA tem uma Esquadrilha oficial, que são os Thunderbirds que operam 6 caças F-16 Fighting Falcon.

Hoje a USAF opera 187 unidades do F-22 Raptor em bases espalhadas pelos EUA, bem como fora dos EUA, como no Japão, e periodicamente em bases na Europa. O caça foi o primeiro de 5º geração, isso inclui a tecnologia Stealth (aeronave furtiva aos radares). Seu primeiro voo foi em setembro de 1997, é um caça da fabricante Lockheed Martin e foi introduzido na USAF em 2005. Outra curiosidade a respeito do Raptor é que diferente de caças como F-16, F-15 e do próprio F-35, apenas os EUA operam este ícone da aviação militar moderna.

No ano de 2018, a Aeroflap fez a cobertura da FIDAE (importante evento aeronáutico que acontece em Santiago, Chile). Lá tivemos a oportunidade de assistir as demonstrações do F-22 Raptor, ainda sob comando do Maj. Loco Lopez, vejam algumas imagens que fizemos na capital chilena:

Lockheed Martin F-22 Raptor
Caça F-22 da USAF, com a baía de armas aberta,
Lockheed Martin F-22 Raptor
Lockheed Martin F-22 Raptor

Fonte de apoio: U.s Airforce/ Edição: Aeroflap

DEIXE UMA RESPOSTA