Tipos de asa e sua aerodinâmica – Mista

Depois de falar sobre a asa tipo trapezoidal é hora de ver um pouco mais sobre uma mescla dessa com a asa retangular, mas… eu precisarei de falar um pouco da retangular, ainda não foi explicado os motivos as quais ela é bastante usada também, principalmente em aeronaves um pouco mais antigas é comum encontrar esse tipo de modelo. Para quem ainda não acompanhou nossa postagem antiga ela está nesse link.

Essa é uma asa retangular

Essa é uma asa retangular

Digamos que assim como a trapezoidal é muito eficiente aerodinamicamente a retangular é ao contrário, na verdade elas são justamente o contrário da outra, a retangular não é lá tão eficiente aerodinamicamente mas estruturalmente é uma boa asa, seu projeto é simples e não envolve tantas dificuldades de construção já que as longarinas e nervuras tem mesmo tamanho.

A mista chega nessa história justamente para balancear esses efeitos, o intuito é criar uma asa com arrasto menor do que uma toda retangular mas não tão ruim estruturalmente, geralmente é composta por um arranjo em que a raiz começa retangular e perto da ponta vira trapezoidal, como nas fotos abaixo.

Cessna 172 - Maior exemplo de asa mista

Cessna 172 – Maior exemplo de asa mista

D-EAWU-Aerowest-Cessna-172_PlanespottersNet_289450

Cessna 172 em voo, perceba como a asa vem reta da raiz e logo após fica inclinada na traseira dela.

 

Além de combinar ambas características também é possível usar várias combinações em uma mesma asa, assim como o Piper PA 28. Nesse caso temos uma configuração que começa trapezoidal, se torna reta e depois vira trapezoidal novamente, imagina só como deve ser complicado fazer o projeto aerodinâmico e o desenho das peças internas de uma asa dessa, em compensação é muito eficiente em voo.

piper-pa-28-turbo-arrow-iv

2373494

Olha como a asa começa trapezoidal na raiz, em um curto espaço passa para retangular e depois já vira trapezoidal novamente.

 

 

Então temos aqui demonstrado que é sim possível mesclar formatos de asa de uma aeronave, na maioria das vezes é buscado isso em nome da eficiência aerodinâmica em qualquer faixa de voo.

Na próxima parte abordaremos asa em formato de flecha, mas antes vou dar uma leve explicação sobre CG da asa e como ela influencia no projeto em geral, digamos que isso é um pouco importante.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap