Tipos de asa e sua aerodinâmica – Trapezoidal

por '@pedro

E começamos mais essa série explicando a aerodinâmica e funcionamento de cada tipo de asa, sim, existem milhares de tipos disponíveis, o uso no projeto e moldagem depende muito mais do departamento de aerodinâmica de uma empresa do que do conceito base em si, mas eles sempre procuram deixar essa área o mais eficiente possível, ou seja, fazer o melhor sem consumir tanto espaço, gerar o mínimo de arrasto aerodinâmico possível e reduzir o peso total do conjunto. A velocidade recomendada para seu uso ronda entre 200km/h a 550km/h onde sua eficiência é mais evidente, mas nada impede que utilizem em outros tipos de projeto em que a aeronave seja mais rápida em cruzeiro ou tenha uma velocidade menor (especial em caso de aeromodelos).

Asa trapezoidal de um Cessna Caravan

O assunto de hoje é asa trapezoidal, não precisa falar muito para entender como ela é, o formato é de trapézio se for analisar o conjunto. Ela é conhecível por ser bem eficiente em voos de baixa velocidade pois seu perfil de corda ( para saber o que é corda numa asa – imagem abaixo) é maior na raiz e menor nas pontas da asa o que reduz o vortex criado pois a ponta é menor que a raiz, diferentemente de uma asa de perfil retangular.

Ok, essa eficiência toda aerodinamicamente é explicada em sua não eficácia em termos estruturais. Por sua área menor nas pontas logicamente a quantidade de longarinas e o tamanho das nervuras é menor, mas nos testes estruturais a qual a asa tem que aguentar o peso 150% maior que o da própria aeronave a ponta tem que aguentar o mesmo peso da raiz, teoricamente. Mas isso é conseguido usando ligas de metais mais eficientes e que não acrescente tanto peso na aeronave.

Teste de fadiga feito na asa de um Super Tucano da Embraer

 

Para calcular a sua área é basicamente igual a do trapézio, só pegar a corda menor, a maior e sua “altura” e dividir por 2, o mais difícil mesmo fica o tamanho de cada nervura que muda, ou seja, todas em cada lado da asa são diferentes.

Próxima parte vou falar de asa mista, e na outra perfis de asa as simétricas e as assimétricas e as diferenças do ângulo de ataque no centro de massa e na eficiência do conjunto.

 

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Artigos, Não categorizado

Tags: asa, Asa trapezoidal

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