LATAM Vacinas Covid-19
Imagem: LATAM/Divulgação.

As empresas integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (GOL, LATAM Brasil e VOEPASS) já transportaram gratuitamente 19 milhões de vacinas contra a Covid-19 em todo o país para combater o novo coronavírus.

Além disso, cerca de 3 mil profissionais da saúde também transportados gratuitamente, desde o início da pandemia. As empresas transportaram ainda, sem custos, 166 toneladas de alimentos, respiradores e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para diversas cidades do País.

De março a maio de 2020, as associadas ABEAR possibilitaram, ainda, a repatriação de 42 mil brasileiros que ficaram impossibilitados de voltar ao Brasil porque a sua companhia aérea internacional parou.

Esse total equivale a mais de 63% do total de passageiros que retornaram ao país por meio do transporte aéreo, esforço que incluiu as empresas internacionais e a Força Aérea Brasileira (FAB).

 

Transporte de órgãos

A contribuição da aviação comercial para o transporte gratuito de órgãos, equipes médicas e insumos para transplantes, que acontece desde 2001, também não foi interrompida em meio à pandemia.

As companhias aéreas nacionais transportaram gratuitamente, no ano passado, 4.895 itens para transplante (órgãos, tecidos, insumos e equipes médicas), segundo dados da Central Nacional de Transplantes (CNT), do Ministério da Saúde.

Nesse período, 2.911 voos levaram pelo menos um item a bordo.

 

Via: ABEAR