Fazer parte do Esquadrão mais conhecido da Força Aérea Brasileira é um sonho para muitos militares da FAB e, neste segundo semestre, três sargentos chegam para compor o quadro de graduados e fazerem parte do time de Anjos da Guarda da Esquadrilha da Fumaça.

Dos 67 militares que compõem o efetivo do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), 46 são graduados com diversas especialidades. Entre os novos selecionados está a 2º Sargento SAD Clarissa Rivas Lourenci, formada pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). A militar tem 17 anos de serviço e serve, até o momento, no Grupamento de Apoio de Canoas (RS).

“Sem dúvidas é um momento importante para mim, são 17 anos de serviços prestados e servir no EDA é único! É um presente poder fazer parte do dia a dia do Esquadrão e, certamente, um sonho sendo realizado”, afirma a Sargento.

A EEAR é responsável pela formação da grande base da Força Aérea Brasileira, os graduados que compõem o efetivo de diversos esquadrões da FAB. E foi lá que o 2º Sargento BET Felipe Alberto Prado Borges se especializou na área de eletrônica.

Até então, o Sargento Prado servia no Grupo Logístico (GLOG T27) da Academia da Força Aérea (AFA), como encarregado do Laboratório Setorial de Calibração da AFA e servirá a partir de agora no EDA.

“Este é um momento de muita alegria e um sentimento de satisfação profissional ao poder fazer parte da equipe de Anjos da Guarda do EDA, além de poder contribuir para divulgar o trabalho da Força Aérea Brasileira”, comenta.

Para o 2º Sargento Érick André de Mendonça, que trabalha há mais de 10 anos na Base Aérea de Lagoa Santa (MG), a sensação não foi diferente. “Para mim é uma grande satisfação, chega a ser até um sentimento de dever cumprido, embora a minha história no EDA esteja apenas começando”.

O Sargento Mendonça foi recrutado para o serviço obrigatório em 2004, para servir na Base Aérea de São Paulo. Após este período, engajou e se formou no Curso de Formação de Soldados (CFSD) e foi servir no 4º ETA – Esquadrão de Transporte Aéreo. Em seguida foi promovido a Soldado de Primeira Classe e serviu por um breve período no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA). Em sua segunda passagem pelo 4º ETA, foi promovido a Cabo em 2008 ficando por lá até 2010, ano em que ingressou na EEAR.

Especialista em Equipamento de Voo, Sgt Mendonça sabe que ser selecionado para servir na Fumaça é um privilégio para poucos. “A gente passa por um conselho e vários pontos são analisados para sermos escolhidos. Quando eu estava no EEAR, na terceira série, meu trabalho foi sobre a Fumaça e Graças a Deus estou ingressando para servir neste Esquadrão e realizar este sonho de trabalhar na elite da Força Aérea”, pontua.

 

Anjos da Guarda

Ser um Anjo da Guarda da Esquadrilha da Fumaça é motivo de orgulho para os suboficiais, sargentos e cabos que fazem parte deste time. São eles que fazem a manutenção das aeronaves que são pilotadas pelos oficiais aviadores Brasil afora, levando alegria para o povo brasileiro, assim como todos os detalhes operacionais, administrativos e logísticos do Esquadrão.

E quando se fala em manutenção, não é somente da parte mecânica dos aviões, mas também de todo o equipamento de segurança que faz com que o voo se torne seguro, tanto para os pilotos quanto para o público que os assiste.

Antes de ocorrer uma demonstração aérea, tudo é devidamente conferido com antecipação. Quando o piloto da Fumaça sobe em um A-29 Super Tucano, lá está seu Anjo da Guarda pronto para fazer as amarrações corretas em seu assento, assim como para entregar seu capacete e desejar-lhe um bom voo.

Ser um Anjo da Guarda é doar-se por inteiro com o propósito de proteger o Esquadrão de Demonstração Aérea, da Força Aérea Brasileira.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse www.fab.mil.br/eda.

Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.