Foto - Via Avianca
Na manhã desta segunda-feira (10/06), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) declarou que a sessão para definir o futuro da Avianca Brasil foi adiada.
 
A audiência de hoje definiria a continuidade da Recuperação Judicial da Avianca Brasil, que está paralisada desde recursos impostos na primeira quinzena de maio por credores da empresa, como a Swissport e a BR Aviation.
 
Desde então a Avianca sofreu seu período mais turbulento, cancelando diversos voos, demitindo funcionários, o que culminou na proibição da ANAC da empresa operar voos, no dia 24 de maio.
 
A companhia acumula uma dívida de pelo menos R$ 2,7 bilhões, sendo que 80% desse valor é com fundos de empréstimos e financiamentos.
 
A audiência dessa segunda-feira (10/06) definiria o futuro da empresa, o juiz poderia optar em reformular a Recuperação Judicial, ou prosseguir para um leilão de ativos. A decisão deverá acontecer no dia 17 de junho.
 
 
 

Leilão dos ativos

A nova proposta, formulada pela LATAM, GOL, Avianca Brasil e Elliott será incorporada no leilão, que divide os ativos da Avianca Brasil em 7 UPIs (Unidade Produtiva Isolada), com slots da empresa e aeronaves.

A UPI não garante a contratação de funcionários da companhia em outras empresas.

Cada UPI com slots deve ter lance mínimo de R$ 70 milhões. O montante arrecadado será utilizado para pagar os credores da empresa, iniciando pelas dívidas trabalhistas, após os fornecedores serão pagos. Já a Eliott, principal credora da Avianca, deverá ser a última a receber o montante.

A Avianca Brasil tem uma dívida total de 2,8 bilhões de reais, sendo quase 2 bilhões de reais somente com a Elliott Management. A companhia tem mais de 100 credores, incluindo a Azul Linhas Aéreas e a LATAM Brasil.

Os slots estão divididos da seguinte forma:

  • UPI 1 – 20 slots no Aeroporto de Guarulhos – SP (GRU), 12 slots no Aeroporto Santos Dumont – RJ (SDU) e 18 slots no Aeroporto de Congonhas – SP (CGH).
  • UPI 2 – 26 slots em GRU, 8 slots no SDU e 13 slots em CGH
  • UPI 3 – 6 slots em GRU, 6 slots no SDU e 8 slots em CGH
  • UPI 4 – 6 slots em GRU, 4 slots no SDU e 4 slots em CGH
  • UPI 5 – 6 slots em GRU, 4 slots no SDU e 9 slots em CGH
  • UPI 6 – 23 slots de Congonhas
  • UPI 7 – Composta pelo Programa Amigo

 

Paralisação da Avianca Brasil abre oportunidade de crescimento para companhias aéreas que estão no mercado