Photo by: Rodrigo Rott | Aeroflap

De acordo com uma publicação do Sindicato dos Aeronautas (SNA), a Avianca Brasil atrasou o pagamento dos salários 

Uma assembleia extraordinária foi realizada na tarde desta quinta-feira (07/03) na sede do Sindicato dos Aeronautas, em São Paulo, para deliberar medidas que serão tomadas em relação ao atraso nos pagamentos.

A Avianca Brasil precisará responder ao sindicato até o próximo dia 13 de março.

Já o SNA alega que a empresa não está cumprindo desde janeiro o correto pagamento do INSS, FGTS, férias e atrasa em vários dias o pagamento das diárias. 

“A empresa vai receber uma notificação amanhã (sexta-feira) apontando quais são os atrasos”, disse Marcelo Ceriotti, diretor do SNA. “O prazo para a resposta é quarta-feira. Se não houver uma resposta ou se os atrasos permanecerem, uma nova assembleia vai ser convocada para discutir uma eventual paralisação das atividades.”

O Sindicato solicitou aos tripulantes que a regulamentação profissional continue sendo cumprida, para manter a segurança de voo.

 

A reunião resultou nas seguintes medidas:

1. Enviar uma notificação à companhia cobrando o imediato pagamento dos salários de março (competência fevereiro) e das diárias referentes ao dia 7 de fevereiro —e ainda dos salários e diárias a vencer, sempre nas datas corretas, sob pena de multa de 10% sobre os valores;

2. Dar prazo até a próxima quarta-feira (13/03) para que a empresa se manifeste;

3. Em caso de não-cumprimento dos pagamentos por parte da Avianca e frustradas as negociações, o SNA irá convocar uma assembleia para deliberação sobre paralisação das atividades dos tripulantes.

 

Em nota a Avianca Brasil disse:

A Avianca Brasil informa que nessa quinta-feira, 7, realizou o pagamento dos salários referentes a fevereiro de 2019 para mais de 1.300 colaboradores, priorizando aqueles com menor remuneração. Os demais foram comunicados sobre o atraso e a empresa trabalha para que seu pagamento aconteça o mais rápido possível. A companhia aproveita a oportunidade para agradecer ao comprometimento, apoio e compreensão de todos os seus colaboradores neste momento.