A Turkish Airlines e a Airbus firmaram no dia 5 de janeiro um MoU (Memorandum of Understanding – Memorando de Entendimento) para adquirir 20 + 5 aeronaves opcionais A350-900.

O acordo foi assinado no Palácio do Élysée, em Paris, durante a visita oficial do presidente turco Recep Tayyip Erdoğan ao presidente francês, Emmanuel Macron.

“Com a Turkish Airlines oferecendo mais destinos do que qualquer outra companhia aérea no mundo, temos a satisfação em confiar no novo A350 XWB para desenvolver nossas principais rotas internacionais desde a Turquia”, afirma M. İlker Aycí, Presidente do Conselho e do Comitê Executivo da Turkish Airlines.

“A partir deste acordo, demonstramos o nosso desejo em continuar a negociação e finalizar esta aquisição com a Airbus. Este compromisso é um avanço significativo na melhoria contínua da experiência de vôo de nossos passageiros. Além disso, cumpre um papel fundamental no crescimento sustentável de nossos negócios para os próximos anos. Vale destacar ainda que avaliaremos de forma criteriosa as negociações para fechar este pedido, e o aumento do volume de negócios da indústria turca pela Airbus representará um ganho para o setor , finaliza o executivo”.

A Turquia integra a cadeia de abastecimento da Airbus há quase 20 anos, sendo parceira em todos os programas de aeronaves da Airbus, incluindo o A350 XWB.

Embora a Airbus concentre-se no desenvolvimento contínuo de projetos de cooperação de longo prazo com a Turquia, a indústria aeronáutica turca embarcou gradualmente e construiu um portfólio de alta capacidade e habilidade nos últimos 10 anos.